Entrevistas de Emprego: O que eu gostava que me tivessem dito

By Uma Inês Indisponível - julho 12, 2021


     Ir a entrevistas de emprego é um evento de certo modo stressante. Mal terminei o meu curso, tive uma busca incessante de emprego e, por isso, passei por algumas experiências no que toca a entrevistas. Na altura pesquisei muito na internet sobre perguntas frequentes, o que levar vestido, como me apresentar, ... Então resolvi escrever este post com o objetivo de ajudar quem, tal como eu, fica extremamente nervoso quando tem uma entrevista de emprego marcada.

1. PREPARAÇÃO É TUDO

     Este é talvez, na minha opinião, um dos pontos mais importantes. Não vás para uma entrevista sem teres pesquisado a instituição ou empresa: os seus valores, a missão, a organização...  A minha primeira entrevista de emprego foi uma aprendizagem, não ia muito bem preparada, nem conhecia a empresa, o que me levou a ter alguma dificuldade em acompanhar a recrutadora. 
     A partir desse momento, faço sempre a minha preparação: vou ao site da instituição ler todos os pormenores e inteirar-me por completo da mesma. Até porque, só assim é que conseguimos perceber se os nossos valores vão de encontro àquilo que a própria empresa defende.

2. CURRICULUM VITAE

     Outro ponto fulcral é o curriculum vitae, o curriculum vitae é uma espécie de bilhete de identidade profissional, onde colocamos o nosso percurso académico e profissional. Para além disso, é uma síntese das nossas experiências. É importante não sobrecarregarmos o nosso curriculum, temos de pensar e colocar o que faz sentido e com valor. Por exemplo, entre uma formação de 1 hora e uma pós-graduação, talvez seja mais pertinente colocarmos a pós-graduação, pois é algo com mais substância. Nunca esquecer que não convém o curriculum exceder as 2-3 páginas.

3. APRESENTAÇÃO

    A apresentação é fulcral, após toda a pesquisa e preparação a forma como nos apresentamos também faz parte de todo o pacote. Na minha opinião, devemos ir apresentáveis e correspondentes com o trabalho em si mas ao mesmo tempo, não nos devemos anular completamente. Não faz sentido ir para uma entrevista de fato e gravata se não somos essa pessoa! Sempre consegui ir vestida de forma formal sem me anular. Só conseguimos passar uma imagem de confiança se nos sentirmos como tal. 

4. A ENTREVISTA

    Após muitas entrevistas consegui tirar a conclusão que aquelas que correram melhor foram as que fui menos nervosa e fui 100% sincera. Muitas vezes ficamos com a sensação que temos de dar um bocadinho de graxa e responder certinho a tudo mas, se pensarmos, todos vão com essa intensão. As entrevistas que me correram melhor foram que eu fui sem guião, onde mostrei que tinha pensamento crítico e que não estava de forma alguma a responder o que as recrutadoras queriam ouvir. 
    Num mundo onde existe mais procura do que oferta, cada vez mais, concordo que devemos responder com toda a sinceridade e seriedade.  Isso é algo que é altamente valorizado.

    4.1. PERGUNTAS FREQUENTES
    
            Deixo aqui o resumo de algumas perguntas que me fizeram nas entrevistas que fui:
                1. Qual é a missão da instituição?
                2. Quais são os valores da instituição?
                3. Já trabalhou/ estagiou na instituição? Como foi a experiência?
                4. Porque quer trabalhar nesta instituição?
                5. Quais são as suas perspetivas para o futuro, no que toca a formação profissional?
                6. Em que serviço/ área da instituição gostaria de trabalhar e porquê?
                7. Fale um pouco sobre si.
                8. Quais são os seus defeitos?
                9. Quais são as suas principais qualidades?
               10. Destes candidatos todos, porque é que deve ser a escolhida?
               11. Onde se vê daqui a 5/ 10 anos?
               12. Quando é que pode começar?
               13. Tem mais alguma coisa que queira dizer?
               14. Tem alguma pergunta?

5. SER CONFIANTE E SIMPÁTICO

    Ir para uma entrevista de emprego com confiança faz toda a diferença. O recrutador perceber que está perante um profissional preparado e confiante é de extrema importância. Para além disso, a simpatia e um sorriso é fundamental. Muitas vezes os recrutadores não têm o melhor humor, estão sisudos, ... Não devemos levar isso de forma pessoal, todos temos dias maus e é impossível que o problema deles seja connosco, uma vez que eles não nos conhecem. Mantenham a simpatia e ignorem o estado de espírito de quem nos está a entrevistar. Um sorriso faz milagres!


Espero ter ajudado um bocadinho a minimizar a ansiedade que é ir a uma entrevista de emprego. Sejam vocês mesmos e vão com tudo (: 
Boa sorte!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários