5 Livros que marcaram a minha infância

By Uma Inês Indisponível - fevereiro 26, 2018


A leitura sempre fez parte da minha vida, sempre gostei de dar asas à imaginação através dos livros, é por isso que gosto muito mais de ler o livro do que ver o filme. Aliás, quando acabo por ver o filme de um determinado livro em primeiro lugar, já não sou capaz de pegar no livro. Sinto que depois de ver o filme a minha imgainação está muito mais restringida, em vez de ser eu a criar as minhas próprias personagens, penso nas do filme. É muito importante para mim começar a ler um livro como se fosse uma tábua rása. Quanto menos souber melhor! 
Hoje trago uma compilação dos livros que marcaram a minha infância, aqueles livros que despoletaram o meu gosto pela leitura e me deixaram com a vontade de continuar a ler cada vez mais.

Ulisses - Maria Alberta Meneres

Este livro foi o primeiro livro que me fez navegar na minha imaginação. No 3º ou 4º ano, na minha escola, tínhamos os momentos da leitura, em que nos deitávamos todos no chão a ouvir histórias contadas pela nossa professora. O livro que mais me recordo destes momentos é o Ulisses. Toda a história do livro conjugada com a forma como a minha professora o lia fez-me delirar com ele. Já o li milhares de vezes e, ainda hoje, é um livro a que costumo recorrer.


Fada Oriana - Sophia de Mello Breyner Andresen

No 5º ano li este livro e lembro-me que foi difícil para mim entende-lo à primeira leitura. Após a segunda leitura fiquei completamente rendida. É um livro muito importante que fala da importância da proteção dos seres de uma floresta. Neste livro encontramos valores como a solidariedade e a responsabilidade mas antónimos que existem em todas as pessoas, como a vaidade e o egoísmo. 


O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Jorge Amado

Um livro que separa por estações merece ser lido! Fala sobre uma história de amor completamente arrebatadora e linda. Tem ilustrações ao longo do livro magníficas, que só mesmo Carybé consegue fazer! Mais um livro que descobri graças à minha professora de Português do 2º ciclo, que nos sugeriu a leitura desta história. 


O Diário de Anne Frank - Anne Frank

"Tenho vontade de escrever e necessidade ainda maior de  desabafar tudo o que está preso no meu peito. 
O papel tem mais paciência do que as pessoas."

Este livro para além de fomentar ainda mais o meu gosto e entusiasmo pela leitura despertou em mim o gosto pela escrita. Após ler este livro comecei a escrever, escrevia sobre o meu dia, algumas histórias, momentos que achava relevantes,... 
Toda a históia da Anne Frank é chocante e uma lição de vida, a forma como ela via o mundo que a rodeava, é um testemunho incompáravel que nos relata o terror vivido pelas pessoas durante a guerra. É, sem sombras de dúvidas, um livro obrigatório para todas as pessoas, independentemente da sua idade.


O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry

O Principezinho é aquele livro que sempre que o lemos retiramos coisas diferentes. A primeira vez que li este livro, não percebi o conceito, mas também era demasiado nova, não tinha a maturidade suficiente para entender. Mais tarde quando o voltei a ler, algo se iluminou em mim. Entendi que este livro é absolutamente maravilhoso.
"O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta, desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um bele dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil melhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direções." - wook .
Este livro é um bombom com todos os recheios possíveis, sabe a arco-íris e faz-nos pensar e refletir nas nossas ações e relações com outras pessoas. 


  • Share:

You Might Also Like

37 comentários

  1. Acho que marcaram a infância a muitos de nós!Lembro-me tão bem de os ler, todos eles, e li-os mais que uma vez!:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que não fui a única e que, principalmente, estes livros foram lidos por mais pessoas :)

      Eliminar
  2. Li todos os livros (à exceção da 'Fada Oriana') e todos me marcaram muito! *.* 'O Diário de Anne Frank' é arrebatador e 'O Principezinho' é uma história da qual nunca me canso... gosto imenso de todos :)

    ResponderEliminar
  3. A minha relação com a leitura não é tão antiga. Aliás, tenho pena de ter despertado para esse mundo maravilhoso tão tarde. Ainda assim, também li alguns na minha infância que me marcaram e, sem dúvida, O Principezinho aparece logo em destaque. A história é maravilhosa. E faço questão de a reler todos os anos. Mais tarde, também tive a oportunidade de ler Ulisses e a Fada Oriana e também adorei ambos
    Fiquei bastante curiosa com o livro de Jorge Amado! Quanto ao Diário de Anne Frank, erradamente, ainda não o li, mas queria fazê-lo este ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom saber que tens essa paixão pela leitura! Não interessa se começou cedo ou tarde, o importante é existir!
      Tens mesmo de ler os dois que te faltam ;) O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é um livro muito pequenino e mimoso, que podes levar para qualquer lado! O Diário de Anne Frank é outro clássico, espero que consigas lê-lo!

      Beijinho

      Eliminar
  4. ohhh lembro-me tão bem da história do gato malhado e da andorinha sinhá :) x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  5. r: A sério? Tão bom *.* fico contente por ler isso!

    ResponderEliminar
  6. r: Partilho da tua opinião, são mesmo *.*

    Sim isso também é verdade
    Tenho mesmo que tratar disso :)

    ResponderEliminar
  7. Só não li o diário de Anne Frank, mas ainda vou a tempo. Os outros também marcaram a minha adolescência. :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei ler a Fada Oriana! Tem uma lição super importante! Quanto aos outros, li por alto. Gostava de ler o Diário de Anne Frank do princípio ao fim. Talvez um dia consiga. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! A Fada Oriana é uma leitura fundamental! Ainda vais a tempo :) Bjs

      Eliminar
  9. r: Tenho sim!! Olha, na minha opinião, quando vieres a Braga deves conhecer o seguinte TOP5: o Bom Jesus, a Sé de Braga, o Theatro Circo, o Museu dos Biscaínhos e o Mosteiro de Tibães. Há muitos outros locais giros, mas sem dúvida que estes são de passagem obrigatória ;) ah, e a nível de restaurantes, não deixes de passar pelo 'Bira dos Namorados' (é excelente!!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, vou sem dúvida visitar Braga e passar por esses sítios :)

      Eliminar
  10. Gosto muito do teu blog e segui de volta!! :)
    Quem me dera dedicar mais tempo à leitura, sinto que quando era pequena o fazia muito mais frequentemente. Acho que li a Lua de Joana umas 3 vezes e adorei aquele livro.

    Beijinhos,
    Cristiana (https://araparigaderoxo.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      A Lua de Joana é outro livro que bem poderia estar nesta lista, gostei muito!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Adoro ler, sempre gostei de sentir o privilégio de imaginar tudo à minha maneira! Infelizmente ainda não li O Diário de Anne Frank, mas é um dos livros que está na minha lista!
    Beijinho, Bia :)
    https://bea-utifullyblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. É bom recordar livros tão bons quanto estes que aqui partilhas :)

    ResponderEliminar
  13. O Ulisses e o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá vão ter sempre um lugar no meu coração <3

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  14. O único que eu tiraria da minha lista era O Diário de Anne Frank porque não li,os outros fazem todos parte:)

    ResponderEliminar
  15. tenho ali o diário de anne frank para ler. estou a guardá-lo para um momento em que possa dar-lhe toda a atenção que merece :p

    r: tu mereces sorrir ,porra :)

    ResponderEliminar
  16. já ouvi falar de todos eles mas nunca li nenhum :o lembro-me do "história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" e gostei muito na altura :') que nostalgia!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! Também alguns destes livros já li há muito tempo!
      Beijinho! :)

      Eliminar
  17. Só falhei no Ulisses, o que está grave! Todos os outros foram também parte da minha infância e são verdadeiras obras intemporais! :)

    ResponderEliminar
  18. Os últimos dois também me marcaram bastante.

    ResponderEliminar
  19. As nossas leituras são bastante parecidas, tirando o Principezinho... nunca tive vontade de o ler.

    ResponderEliminar