A Minha Primeira Tatuagem | Experiência

By Uma Inês Indisponível - janeiro 06, 2019


Decidi começar o ano da melhor forma, a cumprir uma das minhas resoluções: fazer uma tatuagem! Desde pequena que gosto muito deste tipo de arte. Recordo-me de no verão a minha mãe comprar-me tatuagens temporárias, em lojas especializadas, para, supostamente, não fazer muito mal à pele. Sempre gostei de ver programas diversos de tatuagens, de perceber o significado delas, é uma forma de arte muito específica mas, melhor do que isso, é uma forma de arte que fica gravada em nós e passa a fazer parte da nossa essência. Sempre disse que mal fizesse 18 anos ia fazer uma tatuagem, mas confesso que o medo da dor apoderou-se e foi algo que acabei por ir adiando. Aos 20 anos, como faço anos dia 20, queria tatuar esse número para eternizar algo que nunca irá voltar a acontecer (fazer 20 anos no dia 20), mas achei que seria algo muito superficial e não queria que a minha vontade superasse o meu desejo de fazer algo com significado para mim.  Queria que a minha primeira tatuagem tivesse mais significado.

Conclusão, a intenção sempre a tive, mas o processo de seleção e escolha do desenho é bem mais complicado do que eu imaginava. O ano de 2018 foi um ano de términos, mudanças, inícios e muitas emoções. Foi o ano dos "últimos" e dos "primeiros". Foi o meu último ano como estudante, a última semana académica, os últimos estágios mas também foi o ano do primeiro emprego, da primeira corrida, do primeiro ordenado... Mais importante do que isso tudo, foi o ano em que me tornei enfermeira. Comecei a trabalhar, a perceber as dificuldades da profissão e, cada vez mais, da importância das relações humanas. O ano 2019 vai ser um ano agitado, com muito para fazer e para demonstrar, por isso, surgiu-me imediatamente algo no pensamento: um jarro. 

Os jarros sempre foram a minha flor favorita, sempre estiveram presentes em momentos felizes na minha vida, e, principalmente, sempre tiveram grande significado para mim. Esta flor simboliza a tranquilidade, a paz e a pureza; algo que tento transportar sempre comigo. Para além disso, é uma flor que tem a capacidade de nascer em vários tipos de solo mesmo os mais inesperados e é uma planta que pode dar flor quase todo o ano. Por isso, a imagem dela representa, para mim, a força de ultrapassar os obstáculos com força e delicadeza mas mantendo sempre a minha essência. 

Felizmente, encontrei um tatuador muito competente e talentoso. Conseguiu manter-me muito tranquila durante todo o processo de preparação e realização da tatuagem. Fiquei bastante surpreendida relativamente à dor, que era o meu principal receio. Eu fiz a tatuagem na parte de trás da perna (do início do tendão de aquiles a apanhar um bocado o gastrocnémio mais conhecido por barriga da perna) e se tivesse de pontuar a dor numa escala de 0 a 10, seria um 2 ou 3. Tudo muito suportável. 

Por fim, posso desde já confirmar que o que dizem é verdade! O bichinho ficou e quero fazer pelo menos mais duas tatuagens, mas lá está, a busca do desenho correspondente ao significado mantém-se e, para já, vou ficar um bom bocado apenas com esta. Para mim, só faz sentido tatuar algo com significado e, para isso, é necessário tempo para amadurecer as ideias e perceber o que quero que fique eternizado na minha pele. 

Ontem um sonho de pequenina concretizou-se, uma tranquilidade invadiu o meu corpo e irá acompanhar-me todos os dias. Ontem foi um dia em cheio, ultrapassei um medo e concretizei um desejo. Que venham mais dias como o de ontem. 

  • Share:

You Might Also Like

23 comentários

  1. Que bom que foi ler este teu testemunho, deu-me ainda mais vontade para realizar o meu sonho de também fazer uma!
    Adorei o significado e o resultado, a tatuagem ficou lindíssima *-*

    ResponderEliminar
  2. r: Muito, muito obrigada :)
    Tenho mesmo que colocar o receio da dor de lado, caso contrário, nunca mais avanço nesse sentido. Acho que o significado é mais forte do que isso, portanto, tenho que me aventurar!

    Compreendo-te bem, porque essa é sempre a minha preocupação quando pondero participar em projetos mais longos. Mas a parte maravilhosa é que podemos gerir a nossa participação. Caso não consigamos num mês, poderemos sempre conseguir noutro :)

    Oh, fico feliz *-*

    É mesmo! Sinto que ele se estreou da melhor maneira possível

    ResponderEliminar
  3. Adorei!
    Também fiz a minha primeira tatuagem há pouco tempo e por isso gostei de ler acerca da tua experiência! Achei o significado por trás do jarro muito bonito mesmo <3

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não sou fã de tatuagens!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todas as pessoas são e não tem problema nenhum ;)
      Ainda bem que somos todos diferentes e gostamos de coisas diferentes é isso que faz de nós únicos!
      Beijinho *.*

      Eliminar
  5. Está um trabalho incrível. Eu também é uma coisa que gostava de fazer e já tenho 2 pensadas, pode ser que me arrisque este ano a fazer.
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. É sem dúvida uma decisão importante e para toda a vida, tem de ser muito bem ponderada, por isso é que cheguei aos 30 sem fazer uma, que é algo que quero fazer. Falta-me decidir onde e o quê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tempo! Quando chegar ao momento certo vais saber o que fazer e onde, é algo que se sente :D
      beijinho!

      Eliminar
  7. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh é tão gira!!
    Que engraçado eu também quero flores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaa *.*
      Vai ficar linda, flores dão ótimas tatuagens, por si só já são tão belas!

      Eliminar
  8. Que linda que ficou, Inês! Os jarros eram as flores favoritas da minha avó *.*
    Eu também sempre quis fazer uma tatuagem, mas tenho medo da dor. Mais do que isso, tenho medo de escolher tatuar algo que deixe de fazer sentido mais tarde.
    Foi bom ler o teu testemunho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D
      Se o que te impede é a dor, avança! Sempre foi o meu principal medo e, depois de a fazer, vejo que não tinha razão para tanto receio. Percebo esse receio da tatuagem deixar de fazer sentido. Eu penso que se é algo com um significado forte é difícil deixar de fazer sentido, mas também é algo que com o tempo vai ser testado ;)
      Beijinho!

      Eliminar
  9. Boa, boa, mais um objetivo cumprido! Fazer uma tatuagem é sempre algo no qual temos de pensar, porque vai ficar gravado em nós, mas adorei o significado e a própria :)
    Também gostava de fazer uma ou duas bem simples e não muito grandes, mas como ainda não me decidi, deixo-me estar quietinha :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaa :D
      Chegará o momento em que vais fazer, é algo que se sente!
      Beijinho grande

      Eliminar
  10. Que amor a história da tattoo e a própria tatuagem! Eu também sempre quis me tatuar, mas nos 21 a coragem ainda não veio hahah

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. A tua tatuagem ficou tão bonita ❤
    Adooooro tatuagens, mas não tenho nenhuma. Já idealizei umas 20 tatuagens, quando só quero uma, pelo que é melhor ficar sossegada xD

    Beijinho*

    ResponderEliminar