O que não me disseram do mundo do trabalho

By Uma Inês Indisponível - fevereiro 12, 2019


Na verdade nunca pensei que fosse sentir tanta diferença na transição de estudante de enfermagem para enfermeira. Sempre imaginei que, como as funções eram (praticamente) as mesmas, iria ser algo mais natural, mas não foi. Senti bastante a diferença e ainda bem!

Nestes 2 meses que passaram sinto-me outra pessoa, sinto todos os dias o peso da responsabilidade, o dever de fazer e dar o melhor. Tomar decisões pode ser uma coisa assustadora, decidir pelo outro e em função deste é algo aterrador, mas isso nunca me deteve. Felizmente, tenho bases científicas e humanas suficientes para tomar esses decisões e, quando me sinto mais insegura, tenho alguém ao meu lado que me recomenda e discute comigo as várias opções e qual será a melhor solução para a pessoa. Sempre que isto acontece sinto-me feliz, sinto que trabalho em equipa tal como enfermagem deve ser.

Mas, o que ninguém me disse sobre este trabalho, é que nem todas as pessoas querem trabalhar em equipa. Que por vezes, os egos falam mais alto e a capacidade de entreajuda fica esquecida. Quando vejo isto a acontecer fico triste e desmotivada, porque no final, todos deveríamos estar a trabalhar com o mesmo objetivo. Nunca quis acreditar que existissem pessoas assim,  mas quando me deparo com a realidade fica difícil negar. Tenho de aprender a lidar com isso, a ser mais forte e não me deixar abater com esse tipo de pessoas que têm sempre um dedo a apontar e nada de bom a dizer. 

Agora entendo que o mundo do trabalho é um mundo cão, como se costuma ouvir, que tenho de combater bastante e criar estofo para não me deixar abater. Só trabalhando em equipa, aprendendo e dando o melhor de mim todos os dias, ficarei de consciência tranquila e só assim tenho a certeza que sou uma boa profissional. 

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. o mundo do trabalho é um mundo completamente diferente, mas eu acredito que consegues dar conta da situação. Força nisso !!

    r: eu passo a vida em entrevistas e andar a distribuir cv's e nada, ninguém me aceita. Eu sei que há-de chegar o meu momento, falta é saber quando é esse momento.
    Obrigada pela força :)

    ResponderEliminar
  2. Trabalhar em equipa é maravilhoso, não só pela segurança, mas também por toda a partilha e aprendizagem. O problema reside, precisamente, no facto de existir sempre alguém que não o sabe fazer, o que condiciona o ambiente :/

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente isso acontece em todas as profissões, ainda hoje tive exatamente o mesmo problema, sabes que isto há pessoas que mandam trabalhar em equipa mas depois trabalham e fazem A e B nas costas dos outros, portanto, faz o que digo e não o que faço. É triste.

    ResponderEliminar
  4. Imagino que deve ser totalmente diferente mesmo, como tu disse, a responsabilidade pesa bem mais depois que tu se forma, né? Mas que bom saber que essa não é uma dificuldade pra ti e que tu sempre acha um jeito de resolver as situações! Afinal, se os outros não querem trabalhar em equipe, quem se prejudica mais são eles mesmos, né? É bem como tu falou: continua dando o seu melhor que tá tudo certo. <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. De facto, há pessoas que não sabem trabalhar em equipa, que querem fazer tudo sozinhas e deixam o egoísmo falar mais alto. Ainda estudo e já vejo isto, esta falta de entreajuda.
    Tu só tens de continuar a fazer o que sabes, do jeito que sabes, que é o mais certo. A partilha e aprendizagem serão muito maiores e melhores :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, o mundo do trabalho é assim em todo as profissões. Tanto podes descobrir pessoas maravilhosas com quem podes partilhar experiência e conhecimento, como podes conhecer pessoas que são completamente o oposto. Faz parte :)
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Que tenhas sempre força para não te perderes das tuas ideologias, que mantenhas sempre em ti o motivo porque escolheste essa profissão e que nunca deixes que ninguém te derrube e te faça desistir de ser quem és.
    Se te mantiveres assim, os teus doentes terão muita sorte em te ter como enfermeira.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar