Choque de Realidades em Portugal

By Uma Inês Indisponível - fevereiro 18, 2018


O curso de licenciatura de enfermagem é composto por diversas unidades curriculares, tanto teóricas como práticas. Dentro da componente prática, existem as aulas onde praticamos em modelos e resolvemos casos clínicos e, ainda temos a componente de estágio, onde somos alocados em diversas instituições, como por exemplo, hospitais, centros de saúde, ...
Ao longo do meu curso tenho tido o privilégio de presenciar diferentes formas de cuidar, de exercer e de ser enfermeiro. Mas, muito mais do que isso, tenho expandido a minha visão sobre o mundo. Parti todas as paredes da caixinha onde vivia e, agora, vivo num jardim. Todos os dias é uma nova aprendizagem e uma nova realidade. Entre muitas realidades que tive o privilégio de presenciar, uma das que, para já, mais me emocionou foi a realidade de uma casa portuguesa. 
Todos os dias caminhamos entre ruas, passamos por prédios e casas, sem imaginar o que se passa dentro de cada lar. Existem casas cheias de amor, cheias de alegria mas, também existem lares com muita solidão. A solidão anda de mão dada com a nossa população, principalmente, com as pessoas mais velhas. Pessoas que passam, praticamente, todo o dia sozinhas, pessoas que, como está frio na rua não saem e ficam isoladas dentro das suas próprias casas. Enquanto nós estamos na nossa vida, a caminho da faculdade, de um lanche, do supermecardo, ... naquela casa que passamos todos os dias, está uma senhora de 84 anos sozinha. Este choque de realidades que tenho vindo a presenciar faz-me sentir pequena, muito pequena... Pequena não: Insignificante.

  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. É impressionante como as nossas realidades conseguem ser tão opostas! Senti isso quando fiz voluntariado em apoio domiciliário :/

    ResponderEliminar
  2. r: Ainda bem, fico contente por ler isso :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler o teu texto, por mais triste que me tenha deixado... Acho muito importante falar sobre este tipo de tópicos.
    Neste caso, é uma realidade que (na maioria das vezes - falo por mim) não coexiste com o nosso dia-a-dia e portanto é fácil esquecermo-nos que existe e que há tantas pessoas a sofrerem em silêncio. É algo que quero mudar, por exemplo através de voluntariado, mas neste momento sinto-me exatamente como disseste, insignificante.

    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sinto muito isso! Tenho a oportunidade de deparar-me com este choque de realidades todos os dias quando vou a casa das pessoas. Na minha opinião, há muitas pessoas que precisam de estar mais acompanhadas e o voluntariado é uma ótima forma de se fazer isso!

      Eliminar
  4. fico com o coração pequenino ao imaginar isso :( é tão triste quando as pessoas estão sozinhas, ainda pra mais velhinhos que não têm ninguém! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais contigo. O coração fica pequeno quando vemos que temos tanto comparado com outras pessoas!

      Eliminar
  5. Sem dúvida que nunca é fácil, mas os choques de realidades tornam-nos mais humanos, e isso é algo fundamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvida! Tira-nos da nuvem onde vivemos e fazem-nos cair num chão duro de alcatrão. Mas, por vezes, precisamos mesmo disso: cair para nos levantarmos a seguir.

      Eliminar
  6. é triste mas é a realidade infelizmente...

    ResponderEliminar
  7. Há realidades tão diferentes daquelas que experienciamos, e se não tivermos o choque com a mesma muitas vezes não nos apercebemos, do mesmo modo, que tal acontece.
    Sinto-me muito triste por pensar nas pessoas, sobretudo mais idosas, que se encontram sozinhas e sem apoio e companhia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, este choque serve para colocarmos os pés no chão e tentar sermos e fazermos melhor !

      Eliminar
  8. "Parti todas as paredes da caixinha onde vivia e, agora, vivo num jardim. " que bonito, inês :) conheço 2 pessoas que estão também em enfermagem e outros cursos de saúde e adoro saber histórias! pensamos que somos todos mais ou menos a mesma coisa mas as vidas são tão diferentes!

    r: estou melhor! obrigada, obrigada, obrigada <3
    o poema da música que ele levou ao festival da canção é tão bonito, tens de ouvir (se ainda não ouviste) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! É bom saber isso, talvez traga mais histórias para contar por aqui! Não podia concordar mais contigo, por vezes pensamos que somos todos iguais e temos temos direito às mesmas coisas e recursos e, na verdade, isso não acontece.

      Eliminar
  9. nomeei-te para uma tag! está aqui: https://lutalica-lu.blogspot.pt/2018/02/tag-gosto-e-nao-gosto.html :)

    ResponderEliminar