Reflexões Necessárias Antes de Marcar um Jantar de Aniversário

By Uma Inês Indisponível - março 18, 2018

 

Está a aproximar-se o meu aniversário e, com ele, vem o jantar em que reuno os meus amigos para celebrar o facto de estar um ano mais velha. Confesso que só de pensar no trabalho que dá, me tira um pouco a vontade de o organizar, porque, neste dia, eu devia estar descontraída e sem preocupações. Houve anos que simplesmente decidi não fazer nada, mas rapidamente senti que essa não seria uma boa resolução para o meu problema, apenas o estava a evitar. Por isso, como forma de autoconsciencialização, decidi que existem cercas coisas que preciso de aprender e refletir para conseguir marcar o meu jantar de aniversário sem andar nervosa e cheia de stress. 

É impossível agradar a toda a gente

Esta frase é algo que preciso de dizer a mim própria durante toda a semana. Eu tento sempre agradar toda a gente e, quando tenho alguém que me diz que não pode em x dia, ou que não gosta de determinada coisa, eu tento sempre arranjar solução para fazer toda as pessoas felizes. Mas isso é impossível, é impossível agradar a toda a gente, por muito que eu tente nunca irei conseguir, por isso, tenho de deixar de me preocupar tanto com isso. 


Escolhe um restaurante que tu gostes


Claro que é importante escolher um restaurante com um tipo de comida que praticamente toda a gente goste, mas o mais importante é que eu goste porque este é o meu dia. O importante é tentar escolher um restaurante que, apesar de ter uma especialidade, apresente várias opções para que aquelas pessoas que não gostem da opção principal tenham outras por onde escolher.


As pessoas vão chegar atrasadas

Este talvez seja o meu ponto fraco, como odeio atrasos, só de pensar nisto dá-me logo calafrios. Custa-me imenso ter de marcar uma hora específica no restaurante e depois aparecer 30 min depois. Já não é a primeira vez que aparecem pessoas 1 hora depois da hora combinada e, isso é algo impensável para mim. Maior parte dos meus amigos sabe como sou e se prevê que nesse dia irá chegar atrasado já me avisa para me tranquilar, mas, mesmo assim, tenho de me consciencializar que um ou dois atrasos repentinos irão acontecer e não há nada que eu possa fazer para mudar isso. Tenho apenas de respirar fundo: inspirar e expirar suavemente!


Não vais conseguir dar a devida atenção a todos

Por muitas horas que o jantar dure ele não é eterno e, por isso mesmo, não irei conseguir ter uma conversa produtiva de horas com cada um dos meus amigos. Eu adoro este tipo de reuniões porque, normalmente, é sempre uma altura em que eu consigo juntar toda a gente e ver caras que já não via há muito tempo, mas tenho a prefeita noção que não é neste tipo de reuniões que vou conseguir colocar a conversa toda em dia. Especialmente se convido muitas pessoas e algumas delas não se conhecem.


  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Nunca organizei jantares mas organizava festas em casa. Nos últimos quatro anos não fiz nada. Acabava por não usufruir nada da festa e então passei a preferir passar o dia com um grupo muito pequeno de pessoas. Podemos ir ao cinema, passear, qualquer coisa. Aprendi a descomplicar para poder aproveitar o dia.

    ResponderEliminar
  2. Muito bons pontos! Sou parecida contigo, e já por causa do stress evito organizar esses eventos... Mas... Claro, faz parte. E faz também parte da celebração! :)

    Beijinho ❤

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que sinto sempre que tento combinar alguma coisa para o meu dia de anos é que acabo por me centrar mais naquilo que os outros gostam/querem, do que pensar em mim. E, na realidade, se é o meu dia, devia ser o contrário :/
    Concordo bastante com as tuas reflexões!

    ResponderEliminar
  4. Dá uma trabalheira mas no fim vale a pena, é importante celebrar estes momentos.

    ResponderEliminar
  5. r: Um dia estaremos a escrever sobre a experiência dessa viagem :)
    Acabei de ficar com uma pontinha de inveja, mas da boa ahahah aqueles pontos de paragem são apenas um pequeno exemplo, porque, daquilo que vou vendo, não faltam atrações "obrigatórias"

    Compreendo-te tão bem :p também já tive a oportunidade de estar com ele, mas claramente que não disse nada de jeito. Uma pessoa mete sempre os pés pelas mãos nestas alturas.
    Tenho uma espécie de amor-ódio por Ricardo Araújo Pereira. Há uns anos, se calhar por ainda não ter percebido o seu tipo de humor, não conseguia ir à bola com ele, porque a maneira como comunicava parecia-me sempre altiva. No entanto, uma pessoa começa a crescer e a desconstruir certas imagens, e a verdade é que fui mudando a minha opinião

    Vi, há pouco, o primeiro episódio de "La Casa de Papel" e não vou querer fazer mais nada da vida nos próximos dias :O

    Só de as escrever, fiquei com vontade de recuar no tempo!

    ResponderEliminar
  6. Nada nesta vida é perfeito, mas se as pessoas gostarem de facto de ti, vão apreciar o jantar e a companhia, e isso será sempre o mais importante :)

    ResponderEliminar
  7. Este post deu-me muito jeito, também faço anos este mês, para a semana que vem.
    Quanto ao dar à atenção normalmente digo sempre para levarem companhia, caso não posso estar sempre a falar para essa pessoa e caso ela não conheça mais ninguém :)

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    MITO OU VERDADE: DEVEMOS OU NÃO LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS?

    ResponderEliminar
  8. eu nunca festejei o meu aniversário! odeio ahahahahah mas oh, se há pessoas que se atrasam, combina um tempo antes da hora!

    ResponderEliminar
  9. Como se costuma dizer "vou ao inferno e torno a vir" quando há esse tipo de atrasos, principalmente nesses dias!

    ResponderEliminar