Hoje, deixei o soutien em casa...

By Uma Inês Indisponível - outubro 01, 2018

Burn your bra.

Hoje abandonei o meu soutien, decidi deixá-lo em casa guardado na gaveta. A última vez que saí de casa sem soutien ainda não sabia nada do mundo, não conhecia saramago, desconhecia a crueldade e a injustiça que pairam todos os dias entre nós. Era pequena e, por isso, não precisava de utilizar soutien, mas agora preciso, ou pelo menos é isso que costumo ouvir.
Hoje saí sem soutien e foi fantástico, não pela ação em si porque é a coisa mais fácil do mundo de se fazer, mas pela lição que me deu. Percebi que colocar-me fora da zona de conforto e pensar no porquê das coisas fazem a diferença no dia-a-dia. 
Não posso negar que nos primeiros 10 minutos foi bastante desconfortável, mas depois de uma discussão interna, aceitei que ter mamas é perfeitamente normal e que se não me apetecer utilizar soutien, não sou obrigada a fazê-lo. É incrível perceber que mesmo após ter vivido 22 anos com o meu corpo, que após esta caminhada juntos, nem sempre estamos de mão dada e, principalmente, nem sempre conseguimos olhar um para o outro. É uma luta diária e constante mas imprescindível. 
Posto isto, saí sem sutien e sem vergonha
O meu corpo tem as suas formas e é diferente de todos os outros corpos que andam a vaguear por aí. Uns com mais curvas, outros com menos; uns com alguns pneus, outros lisos que nem pistas de patinagem; uns com menos melanina, outros com mais,... O importante é que eles continuem a vaguear e a cruzarem-se diariamente. 
Hoje reaprendi a gostar do meu corpo, a olhar para ele e a ouvi-lo. Não é fácil, mas bastou deixar o soutien em casa para me aperceber disso.

  • Share:

You Might Also Like

13 comentários

  1. A questão de não usar sutien, para mim, é o desconforto, aquela sensação de que o peito não está bem apoiado, mas acho que também é uma questão de hábito. Conheço pessoas que nunca o tiram, até dormem com soutien, que em casa, de pijama e para dormir, nunca uso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo perfeitamente, confesso que saí à rua com um vestido que apesar de não usar soutien dava alguma sustentação. Foi estranho não utilizar nada, mas muito libertador. Acho mesmo que todas devíamos experimentar uma vez ;P

      Eliminar
  2. Bem, que lição importante que deste a ti própria hoje.
    Acho que precisamos todos de tomar decisões dessas mais vezes, coisas tão simples como deixar o soutien em casa.
    Que incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais! Senti-me mesmo fora da minha zona de conforto sabes? Mas, surpreendentemente, não foi uma coisa má.

      Eliminar
  3. O grande problema é que a sociedade, consciente ou inconscientemente, acaba por sexualizar as mamas e isso, para a mulher, proporciona uma sensação de desconforto constante. E, depois, temos dois caminhos: ou ignoramos e reaprendemos a olhar para o nosso corpo, fazendo o que sentimos ser melhor, ou damos ouvidos a todas as conceções externas e privamo-nos de tomar as decisões que nos deixam mais à vontade.
    Pessoalmente, não consigo sair de casa sem soutien, mas não quer dizer que feche essa porta. Acho que é crucial percebermos que não temos essa obrigação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é exatamente como dizes. Há coisas que já estão intrínsecas na sociedade em que estamos inseridos que por vezes quando vais a ver, os teus comportamentos já estão a ser moldados por elas. É importante tentarmos refletir e perceber isso!

      Eliminar
  4. R: Fico tão feliz por de alguma forma te ter inspirado <3
    E respondendo à tua pergunta, claro que vais a tempo, podes começar a partir já deste tema ou podes começar do início e ir publicando. Tu decides, pois é isto que faz do desafio diferente dos outros, é sem regras e pela ordem que entenderes :)
    Se fores ao meu blogue e clicares na etiqueta do desafio tens todos os temas já lançados pela Carolina. Manda-lhe um e-mail para passares a receber também os próximos.
    Fico a contar contigo, um beijinho <3

    ResponderEliminar
  5. Quantas vezes já o fiz, aliás não me é confortável usar. Sempre que chego a casa, a primeira coisa que faço é tirar o sutien. Uso muitas vezes aqueles desportivos sem enchimento nem nada, porque são os melhores para mim. Vou ser honesta, eu não quero saber se as pessoas usam ou se não, a única coisa que me mete muita confusão é quando uma pessoa não usa e se vê os mamilos. Eu simplesmente não me sinto à vontade, porque uma pessoa não consegue não reparar e depois não sei o que fazer xD
    Agora de resto, cada um que faça o que lhe der na telha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, cada um tem a liberdade para fazer o que quiser desde que se sinta confortável :)
      Beijinho!

      Eliminar
  6. Adorei o teu texto. Um grito de exaltação do teu eu.
    Confesso que detesto usar e a primeira coisa que faço mal entro em casa é descalçar os pés e tirar o soutien.
    Adorei a forma profunda como abordaste algo tão simples e, ao mesmo tempo, tão difícil, de se fazer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, que bom ouvir isso! Por vezes sinto que as coisas mais simples são das mais difíceis de se fazer, não podia concordar mais :)
      Beijinho <3

      Eliminar