uma Inês por Portugal | Alcobaça e Nazaré

By Uma Inês Indisponível - setembro 02, 2018

fotografia da minha autoria
No segundo dia (domingo) da nossa roadtrip acordamos cedo, tínhamos muito que ver e muitos quilómetros para percorrer. Comemos um pequeno-almoço reforçado no hotel e fomos em direção ao Mosteiro de Alcobaça. O caminho foi feito de forma tranquila, não há muito que enganar visto que mal chegamos ao centro de Alcobaça deparamo-nos com o mosteiro

fotografia da minha autoria
Este destino foi escolhido por mim. Desde pequena que dizia que gostava, de um dia, visitar este mosteiro e, finalmente, isso aconteceu. 
O Mosteiro de Alcobaça é absolutamente lindo e magnânimo! Foi "uma das principais fundações monásticas cirtercienses em território português. (...) As dependências medievias ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, ...!".                                                                                                                                                                                               informação retirada daqui

fotografia da minha autoria
Os claustros, as abóbadas, os túmulos, as salas e a história fazem parte deste mosteiro. Ficámos cerca de 2 horas a visitá-lo e, se a fome não tivesse apertado, ficávamos mais. A entrada na igreja do mosteiro é gratuita mas, se quiserem visitar as salas e jardim têm de pagar 6 euros. Se pretendem fazer uma visita e são cidadãos portugueses aconselho irem ao domingo, pois, após apresentação do cartão de cidadão, a entrada é gratuita.

fotografia da minha autoria
Após a visita ao mosteiro resolvemos partir em direção a Nazaré, visto que os nossos estômagos estavam a suplicar por peixe grelhado. O percurso para a Nazaré também foi tranquilo, sem percalços, depois de entrarmos nesta cidade, foi só descer até dar ao mar.

fotografia da minha autoria
Infelizmente a experiência na Nazaré não correu bem. Como estávamos cheios de fome decidimos almoçar num restaurante à beira praia que tinha algumas mesas livres e, posso afirmar que desde o momento que entrei até à saída que me senti desconfortável. Logo após o atendimento senti que era um restaurante que só se interessava pelo pagamento e pelo consumo do cliente e não pelo conforto e qualidade. Em resumo, desde da falta de explicação das entradas (camarões) que nos levou a pagar um valor irrisório por estas; a ausência de organização do pessoal, de ética profissional e de qualidade na comida; à falta de transparência relativamente à conta (acabamos por ter de reclamar porque pagamos coisas que não comemos), parece que tudo correu mal dentro deste estabelecimento.
fotografias da minha autoria
Após esta terrível experiência e com esperança de melhorá-la decidimos ir para o ascensor da Nazaré. O percurso desde a praia ao ascensor é instintivo e está bem sinalizado pelo que não tivemos dificuldades em chegar lá. Depois de comprar o bilhete esperamos, subimos e aproveitamos a viagem.

fotografia da minha autoria
A viagem é rápida mas muito bonita, conseguimos ver as casinhas, a praia da Nazaré e toda a imensidão do mar. Quando chegamos seguimos rumo aos miradouros com uma vista esplêndida e de cortar a respiração. É nestes momentos em que penso que realmente Portugal é um pais magnífico e, felizmente, tenho o privilégio de poder visitá-lo e conhecê-lo cada vez mais.

 fotografia da minha autoria
fotografia da minha autoria
fotografia da minha autoria
 Para terminar o fim-de-semana em grande comemos um gelado com sabor a baunilha e chocolate que soube pela vida! Depois de passarmos a tarde nesta cidade voltamos ao Porto, com mais histórias para contar e com um sorriso na cara.

  • Share:

You Might Also Like

20 comentários

  1. R: Hey, babe! Com as calças, agora no verão, sugiro uma t-shirt branca, entalada para dentro das calças. Quanto a calçado, uma sandália fica sembre bem! No inverno, optaria por uma camisola de malha bem cozy, e uns botins *.*

    Já visitei os dois sítios e gosto bastante *.* Em Alcobaça come-se tãaao bem *o*

    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de me dizer alguns sítios para a próxima vez que lá for ;)

      Eliminar
  2. São cidades tãão bonitas! Eu (Telma) vivi a infância e parte da adolescência a visitar o meu pai por esses lados. Acho realmente muito bonitos!

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, ontem estive a rever as fotografias que tirei, há uns anos, no Mosteiro de Alcobaça. É mesmo extraordinário, nem tenho palavras *-*
    Nunca andei no Ascensor, mas quando voltar à Nazaré tenho que tratar disso. É uma pena que a experiência do almoço tenha corrido mal, infelizmente, há sempre quem se aproveite

    r: Uma nota de rodapé, assim já sabíamos com o que contar e evitávamos sair magoados. Sim, isso também é verdade. Os sinais estão todos lá, mas a pessoa, simplesmente, não vê ou faz de conta, porque parece pior assumir que o outro não é quem julgava ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um monumento esplêndido, deixou-me sem palavras!
      Tens mesmo de aproveitar para andar no ascensor da Nazaré, é fantástico :) Infelizmente, tens razão :/

      Eliminar
  4. Estiveste aqui mesmo ao lado, que giro :)
    Alcobaça é basicamente o mosteiro, confesso que além de eu ser do conselho não gosto da cidade, não há nada por lá.
    Quanto à Nazaré adoro a praia, é a melhor da zona, quanto ao que te aconteceu ao almoço não me espanta, esses restaurantes à beira mar são caríssimos e muitas vezes o atendimento, principalmente no verão, é muito mau, muitas vezes colocam estudantes durante os meses de verão, que não têm experiência nem são ensinados, têm pouca gente para tanto cliente o que ajuda na falta de organização e mau atendimento, os restaurantes mais retirados da marginal são bem mais baratos e come-se bem melhor.
    No entanto, fico contente por teres vindo cá e teres gostado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia!! :o
      Pois depois desta experiência percebi mesmo isso. Mais tarde tive a oportunidade de falar com um comerciante que estava na rua e ele disse-me exatamente isso!
      Sim, gostei de tudo (tirando do restaurante como é óbvio xD).
      Beijinho

      Eliminar
  5. That beach is gorgeous. I've wanted to go for ages. I just came back from Portugal last week too, but didn't make it. Maybe next time?! Shame about the restaurant. Luckily I didn't have any issues myself on this trip. I've also been to Alcobaca but when I was little, I think I need to come back and see it again now I am older.

    Sxx
    daringcoco.com
    enter my jord watch giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi! Yes, you must visit Alcobaça, i really loved it!
      Thanks very much, i gladly to know that you like the photos :)
      Kisses!

      Eliminar
  6. As fotos estão deslumbrantes! :o

    Só foi pena a tua refeição não ter corrido pelo melhor... :/ Também já passei por isso, mas o principal é fazer com que não atrapalhe o resto do passeio. :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Não deixámos que um restaurante interferisse com o nosso dia :)

      Eliminar
  7. Adorei as fotos :D parece que estava fantástico!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  8. Que incrível, mais dois sítios que quero muito conhecer em Portugal.
    É uma pena que a experiência nesse restaurante não tenha sido a melhor, mas ainda bem que o resto compensou esse momento menos agradável.
    Adorei as fotos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente temos um país super rico e cheio de coisas boas para nos mostrar :)
      Sim verdade, infelizmente a experiência no restaurante não foi boa, mas aquele gelado e a própria cidade apagaram os momentos menos bons!
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  9. Nunca fui a Alcobaça, no entanto grande parte das minhas férias na infância foram feitas na Nazaré! Tenho saudades da praia de lá, quando era mesmo pequenina já ia para a biblioteca da praia ler livros do Tio Patinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades dos livros do Tio Patinhas! Curiosamente também costumava ler no verão e principalmente na praia livros de banda desenhada :)
      Beijinho

      Eliminar
  10. quando vou de férias costumo passar sempre nestes locais :P por acaso nunca visitei o mosteiro de alcobaça mas parece ser muito bonito!
    adoro a zona da nazaré, tem paisagens incríveis, mas parece que por aqueles lados se come sempre mal, também tive experiências semelhantes lá :/
    beijinhos :D https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lindo! Para as próximas férias aproveita e dá lá um saltinho ;)
      A sério?! Bolas! Que azar :/

      Eliminar