uma Inês por Portugal | Óbidos e Fátima

By Uma Inês Indisponível - setembro 01, 2018

No primeiro fim-de-semana de agosto, eu e os meus pais resolvemos passar uns dias de forma diferente e conhecer um bocadinho do nosso país. Após uma busca exaustiva e demarcando no itinerário as preferências de cada um, concluímos que no primeiro dia iríamos visitar Óbidos e Fátima.
SÁBADO
 8h, Porto

Acordamos cedo. Queríamos fazer a viagem pelo fresquinho e chegar a Óbidos por volta das 10h para dar tempo de visitarmos tudo com tempo e calma. Através do facebook descobri que estava lá instalada a feira medieval, por isso, já sabia que visitar a vila iria demorar mais tempo.

fotografia tirada por mim
11h, Óbidos, 38ºC

 Chegamos com uma hora de atraso, depois de alguns percalços no caminho e enganos de leitura do google maps, lá chegamos a Óbidos e isso é o que mais importa. A vila de Óbidos, por si só, é linda e fantástica mas a feira medieval acaba por dar-lhe outra magia. Transporta-nos para a época dos reis e rainhas e, dentro daquelas magníficas muralhas, a viagem é praticamente instantânea. Demoramos cerca de 1h30 a percorrer as ruas, lojinhas, visitar a igreja (agora transformada em biblioteca), as muralhas e ver o castelo.  

fotografia tirada por mim
fotografia tirada por mim
Sabíamos que podíamos demorar um pouco de mais tempo aqui porque o destino seguinte era Fátima e teríamos mais que tempo para ver e visitar. Como a fome começou a apertar e o calor a aumentar, não conseguimos domar os nossos estômagos e decidimos que íamos almoçar na vila de Óbidos. A questão impunha-se: Onde é que se come bem por aqui?

fotografias tiradas por mim
A nossa sorte foi uma senhora muito simpática que estava a vender frutos secos. Eu e a minha mãe adoramos frutos secos e fomos à banquinha dela comprar um cartucho deles. No meio da conversa surgiu o nosso dilema de almoço, foi então que ela nos recomendou o Alcaide e posso-vos dizer que foi um dos pontos altos do dia. A comida, para além de caseira, era excelente! Comi os medalhões de novilho cobertos de molho de natas e vinho do Porto, acompanhado com batata gratinada e legumes estufados. Digo-vos uma coisa: foi uma das melhores refeições que já comi nada vida!

fotografia tirada por mim
Depois de almoçar fomos diretos para o carro, ligamos o ar condicionado no máximo e partimos rumo a Fátima! 
Enquanto estávamos a planear a viagem e após alguma pesquisa, constatamos que ficava mais em conta pernoitar em Fátima (65 euros para três pessoas, um apartamento com pequeno-almoço incluído – não conseguimos arranjar um preço melhor para esta época do ano).

fotografia tirada por mim
16h, Fátima, 42º C

Chegar a Fátima também teve das suas aventuras, como por exemplo, fugir de autoestradas com portagem e no final, devido a uma rotunda muito confusa e mal sinalizada, acabar por ir dar a elas. Após estes percalços todos lá conseguimos chegar a esta bela cidade. Fomos diretos fazer o check in no apartamento que alugamos - Luz de Fátima. Chegamos ao apartamento e ligamos o ar condicionado, mais uma vez. Foi neste fim-de-semana que houve aquela onda de calor infernal e nós, infelizmente, já tínhamos marcado tudo e não podíamos desmarcar. Queríamos ir visitar o santuário mas a nossa sanidade mental e física falou mais alto e resolvemos descansar um pouco e aguardar que a temperatura descesse. 

 fotografia tirada por mim
fotografia tirada por mim
Por volta das 18h, fomos visitar o Santuário, o calor continuava firme mas não tão impiedoso como há 2 horas atrás. Numa das tabelas de informações reparei que ao sábado às 22h realiza-se a procissão das velas. Achamos estranho mas já que íamos passar lá a noite resolvemos arriscar e compramos 3 velas.

fotografias tiradas por mim
fotografia tirada por mim
Jantamos num restaurante perto do santuário e, quando começou a escurecer voltamos. Às 22h começaram a rezar o terço. Como nesse dia estavam presentes vários grupos de pessoas e escuteiros de diversas partes do mundo, pediram a uma pessoa de cada nacionalidade que rezasse um trecho do terço na sua língua. Foi muito bonito! Depois do terço, deram a volta ao santuário com o andor de Nossa Senhora de Fátima. Foi um momento especial e emocionante, confesso!


 fotografias tiradas por mim
fotografia tirada por mim
Depois deste belo dia estávamos exaustos e, por isso, voltamos ao apartamento e fomos dormir para repor energias porque no domingo tínhamos muitos quilómetros para fazer e mais coisas para visitar.

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Que passeio tão bonito!
    Confesso que Fátima não é dos sítios que me entusiasma muito, já Óbidos faz as minhas graças :-) É uma cidade mesmo mesmo bonita, e cheia de coisas lindas por descobrir!
    Que fotos lindas, sobretudo as da procissão! Foi uma bela surpresa :)

    beijinhos,

    Daniela

    http://www.palavrapadrao.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      As cidades da mini-viagem que fiz foram escolhidas por mim e pelos meus pais. Das quatro selecionadas confesso que Fátima foi a que eu estava menos entusiasmada por visitar, mas tive de ceder para conseguir conquistar Alcobaça x)
      Óbidos é linda, cheia de encantos e recantos, nunca me canso de ir lá!
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Vou a Fátima, pelo menos, uma vez por ano e é sempre especial. Nunca tive a oportunidade de marcar presença num momento desses, mas acredito que tenha sido mesmo transcendente!
    Tenho tantas saudades de ir a Óbidos *-*
    Adorei as fotos, minha querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima é um lugar especial! Sou cristã mas não sou praticante e confesso que me sinto sempre muito tranquilo em Fátima! É um local de retiro e de paz :)
      Muito obrigada é muito bom ler isso!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Óbidos é de facto um local lindo e mágico, fico feliz que tenhas gostado pois vale muito a pena. Quanto a Fátima, tem e terá sempre um significado especial, para quem tem fé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbidos é um local que tem um lugar muito especial no meu coração :)
      Verdade!!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Óbidos é dos sítios que mais curiosidade me desperta em Portugal, quero mesmo visitar :)
    Fátima, adoro ir lá. Vou todos os anos e juro-te que me sinto sempre em paz e saio de lá com uma energia brutal. Chamem-me tolinha, mas gosto mesmo daquele sítio. Se um dia tiveres oportunidade e se ainda não conheces, vai aos Valinhos, é relativamente perto do Santuário. Lá podes visitar a casa de Lúcia e a de Jacinta e Francisco e também podes andar pelos caminhos por onde eles andavam com as ovelhas, costumo fazer sempre o trajeto a pé, respirar aquele ar puro deixa-me feliz e tranquila :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de ir visitar Óbidos então, tenho a certeza que vais adorar :)
      Sim já conheço, desta vez não tivemos a oportunidade de ir lá mas já fui e gostei bastante! É um caminho bastante agradável !

      Eliminar
  5. adoro os teus posts e as tuas fotos, segui-te :)
    eu já visitei ambos os locais, gosto muito de óbidos e deve ter sido muito interessante a visita à feira medieval, por acaso nunca lá fui nessa altura mas deve ser incrível!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :)
      A visita à feira medieval foi fantástica, tens de aproveitar o mês de julho ou agosto para dar lá um saltinho ;) Imagino que de noite deve ser ainda mais bonita!
      Beijinho

      Eliminar