Estagiar num serviço de obstetrícia | A minha experiência

By Uma Inês Indisponível - junho 08, 2018


Daqui a uma semana acabo o meu estágio de obstetrícia e posso dizer que me surpreendeu mesmo nos últimos turnos. Desde pequenina que dizia que queria "ajudar os bebés a saírem da barriga", foi algo que eu meti na cabeça e foi difícil de tirar. Quando comecei a estagiar o ano passado sabia que no 4º ano ia passar por uma experiência já há muito tempo desejada: o ensino clínico de obstetrícia. Não foi fácil porque não senti logo uma conexão como aconteceu com outros estágios. Sentia-me um bocado a derivar sozinha no oceano, porque existe tanta coisa e especificidades que temos de saber que eu nem sequer sabia por onde começar. Confesso que isso me desiludiu e me deitou um pouco abaixo visto que as minhas expectativas eram muito elevadas. Até que chegou o dia em que, finalmente, o clique chegou.
Obstetrícia é uma área fascinante, cheia de conhecimento e especificidades. É uma área onde a felicidade paira no ar, onde nós, enfermeiros, sentimos que reconhecem o nosso valor. Ver nascer um bebé é algo que eu não consigo colocar em palavras, é um momento tão especial! Nunca pensei que fosse tão demorado e fosse tão difícil, para ser sincera. E isso só reforçou a imagem de força que eu tenho sobre as mulheres. O momento do parto é algo demoroso onde a mulher tem contrações, suores, calor, muitas vezes não se sente confortável e, mesmo assim, ultrapassa isso tudo para ter o seu filho. E é tão bonito e íntimo! Ver mãe e filho agarrados pela primeira vez é das imagens mais bonitas que já vi durante toda a minha vida.
Obrigada obstetrícia por me porporcionares isto, obrigada por me fazeres entender que as mulheres são uma força da natureza!

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Linda descrição! Adorei ler.

    Somos sim. :)

    Beijinhos ❤

    ResponderEliminar
  2. Estou toda arrepiada só de imaginar todos esses momentos que descreveste! Deve ser mesmo uma experiência transformadora e inexplicável, por toda essa componente tão intimista *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo incrível! Fico eternamente grata às mulheres que me deixaram assistir ao parto e partilhar um bocadinho o esforço e toda a felicidade que elas sentiram naquele momento. Nunca irei esquecer!

      Eliminar
  3. Se trabalhasse na área da medicina teria que ser nesta especialidade. Deve ser maravilhoso ver crianças nascerem todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fantástico, eu sendo estudante de enfermagem e tendo a oportunidade de presenciar e apoiar uma parturiente durante o parto é das melhores coisas neste mundo.

      Eliminar
  4. Imagino que seja um trabalho muito bonito, também difícil e duro porque nem sempre as coisas correm bem, mas confesso que não era para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando corre tudo bem é lindo e maravilhoso! Quando algo corre mal também estamos lá para ajudar e pensar sempre em formas de tornar o momento um bocadinho melhor :)

      Eliminar
  5. Comigo aconteceu ao contrário. Foi um dos estágios que menos gostei, no entanto, as minhas expectativas eram baixas, pelo que me surpreendi pela positiva.

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é sempre bom, apesar de não gostarmos ou não nos identificarmos muito com determinado estágio é sempre bom quando ele nos surpreende :)

      Eliminar