Visão de uma Finalista sobre o Curso

By Uma Inês Indisponível - junho 06, 2018


Com o semestre a terminar, cada dia fico mais perto do dia em que vou ser enfermeira. Eu, como estudante do quarto ano da licenciatura em enfermagem, olhando para trás obviamente que não fazia tudo da forma como foi feito. Por isso, trago-vos algumas dicas/ reflexões sobre a minha visão relativamente ao meu curso.

Levar mais a sério o primeiro ano
O primeiro ano é aquele ano fundamental na vida de um estudante. Eu entrei em enfermagem com o objetivo de dar uma oportunidade ao curso, não estive sempre presente a 100%. Fui às aulas todas, dediquei-me, mas a minha cabeça não estava realmente lá e isso refletiu-se nas minhas notas. Se soubesse o que sei hoje, investia mais para que o 1º ano não tivesse grande peso na minha média final.

Aproveitar mais a vida académica
O ano de caloiro é fenomenal, festas, diversão e muito convívio é verdade. Depois, com as aulas práticas, trabalhos e estágios a vida académica começa a desaparecer. Já não podemos participar em atividadesto das as semanas, nem ir a todas as festas que queríamos. Hoje, olho para trás e penso que mesmo com estas atividades letivas todas poderia ter-me organizado melhorar para ir e investir mais na minha vida académica.

Perceber bem o plano curricular do curso
Uma coisa que nos primeiros anos do meu curso acabei por banalizar um pouco foi o plano curricular do curso. É muito importante olharamos e lermos o plano todo, independentemente do ano em que nos encontramos. Entender que cadeiras valem mais, como é que vão influenciar a média final, os conteúdos programáticos lecionados, ... Isto é bastante importante, não só para se conseguir fazer uma gestão do estudo como para entender a divisão e organização do curso.

Descontrair 
Eu, como control freak que sou, por vezes não consigo saborear as coisas boas que se vão passando na minha vida. O truque é mesmo descontrair. Nos estágios em que determinada altura consegui descontrair e abstrair-me de que estava a ser avaliada, foram os estágios que mais gostei e mais aprendi. Em retrospetiva penso que todo aquele stress que senti e me fiz passar era desnecessário. Os professores estão lá para fazer o seu papel e nós o nosso. Ninguém nasce ensinado, o importante é que eles entendam que somos empenhados e que estudamos diariamente. Claro que existem algumas exeções mas basicamente é desta forma que eu tento lidar e ser em cada estágio.

As amizades para a vida
Com a faculdade a terminar acho que todos nós sentimos a necessidade de passar mais tempo uns com os outros, a necessidade em marcar almoços/ jantares, em aproveitar cada momento ao máximo. Realmente quando me disseram que ia fazer amizades para a vida eu não acreditei, mas agora, retiro o que disse! Ao longo destes 4 anos conheci pessoas fantásticas que tenho o orgulho em levar comigo para toda a vida.



  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Senti-me tão nostálgica agora!
    Se soubesse o que sei hoje, também tinha dedica muito mais de mim ao 1º ano. Mas acho que, por vezes, é um bocado difícil fazê-lo, porque a mudança é muito grande e acabamos por necessitar de mais tempo para nos ambientarmos.
    Quanto à vida académica, tirando os dois primeiros anos, que foram mais inconstantes, aproveitei bem. E acho que tinha treinado mais a questão de descontrair, porque, de facto, as coisas fluem muito melhor quando percebemos que, naturalmente, estamos ali para aprender e que vamos errar. Faz parte. O importante é darmos o nosso melhor.
    Excelentes dicas!

    r: A sério? Muito bom, estamos em sintonia ahahah

    Acho que no início acabamos todos por cometer esse "erro", mas depois há quem perceba que não faz sentido manter essa postura e há quem a perpetue :/
    Também penso o mesmo: mais vale crescer devagar, mas sentir que aquela interação é verdadeira, do que perceber que é só por conveniência.

    Muito, muito obrigada *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Concordo com o facto de ser sempre difícil investirmos mais no 1º ano, é um ano de mudanças e automaticamente acaba por ser um ano mais fraquinho (nem sempre eu sei) relativamente às notas. O resto ainda estou a descobrir à medida que os meses passam, mas costumo dizer sempre ao pessoal mais novo para descontrair e não stressar tanto. Apesar de achar que faz parte da jornada e cada uma vai sentir na mesma o stress a vir x)
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Acho que é uma boa reflexão e faz todo o sentido, mas além de eu sentir hoje, 7 anos depois de ter terminado a universidade, que não aproveitei tudo a 100% nem me dediquei a 100% em alguns momentos, confesso que não queria voltar atrás, pois nada é perfeito e é isso que torna os momentos tão especiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim partilho da mesma opinião, não voltaria atrás nem que me pagassem! Se as coisas aconteceram assim é porque tinha de ser assim e não de outra forma :)

      Eliminar
  3. obrigada pela partilha. Olhando para trás nao aproveitei tudo se fosse agora tinha feito as coisas de forma diferente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que existe sempre alguma coisa que achamos que poderíamos ter feito e não fizemos... Mas é bom, faz-nos pensar e aproveitar mais o presente :)

      Eliminar
  4. r: Compreendo-te tão bem! Abro o pinterest e perco-me de amores por todas as estantes que vejo por lá. Assim não há coração que aguente ahahah
    Conheço apenas de nome. Muito obrigada pela sugestão :)

    Sim, nem sempre acontece, mas acho que a maioria dos alunos acaba por ter notas mais baixas no 1º ano, precisamente por ser uma fase de descoberta. Nos outros anos já estão mais à vontade com a instituição, os professores, o ambiente e isso acaba por retirar alguma pressão.
    Pois, stressamos sempre, faz parte :p

    ResponderEliminar