2 semanas de Pediatria

By Uma Inês Indisponível - julho 04, 2018


Pediatria. Chegou o estágio que mais me aterrorizava, aquele que desde o início do meu curso disse que não iria gostar nem que iria conseguir fazer. Entrei neste estágio com muito medo e cheia de inseguranças. Principalmente porque se trata de crianças que estão doentes e a margem de erro é igual a zero! Este estágio está a ser um dos estágios mais desafiantes da minha vida, porque para além da criança tenho como cliente os pais. Pais esses que muitas vezes estão há semanas a viver no hospital, que abdicaram dos seus trabalhos, de tudo... O que dizer a uma mãe quando já não há nada a fazer? Como é que vamos lidar com sentimentos de culpa, medo, ansiedade, ...?
A ansiedade era tanta que no primeiro dia não consegui dormir, acordei de hora em hora aterrorizada com o dia seguinte. E foi sempre assim durante a primeira semana, por volta das 20h a ansiedade batia à porta e deixava-me KO. Sempre que me lembrava que tinha de voltar ao serviço e lidar com aquilo tudo e com procedimentos invasivos, preparação de medicação, situações urgentes que vão surgindo ficava paralisada. Não conseguia fazer nada, literalmente!
Passado umas semanas a ansiedade é diferente, ela ainda cá está mas só piora por volta das 22h. Continuo sem saber o que fazer com ela, mas, na maior parte das vezes, consigo abstrair-me e ir fazendo as minhas coisas como estudar medicação, patologias, procedimentos,... Sinto que desde que mergulhei neste mundo ainda não consegui levantar a cabeça para fora de água. 
Estou basicamente a meio do meu estágio e posso confessar que apesar de tudo estou a gostar. Uns dias são melhores do que outros, mas penso que isso é normal. Só gostava que esta ansiedade passa-se e ficassem apenas os sentimentos bons que sinto quando estou a falar com os pais ou quando estou a brincar ou a comunicar com a criança. 
Vamos andando, passos pequeninos de cada vez e com muita fé que tudo vá correr bem. 
Inspira, expira, não pira! 

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. É difícil, imagino. Os começos são sempre difíceis e toda a situação que descreves é particularmente desafiadora... São crianças. A emoção é muito forte.

    Mas toda a tua inquietude só mostra toda a tua sensibilidade, e o quanto és humana.

    Acredito que essas crianças, que passam por situações difíceis, estão melhor por te ter ao lado delas! :) Confia em ti.

    E, as pessoas mais exigentes consigo próprias são sempre as que mais sofrem com a ansiedade. Sei disso por experiência própria. Por isso faz por não ser demasiado dura contigo própria também... ;)


    Beijinho grande! ***

    ResponderEliminar
  2. Um passo de cada vez. Mas vais ver que vais conseguir controlar essa ansiedade!
    Nenhum estágio nesta área deve ser fácil, mas acredito que em pediatria isso se complique, precisamente por se estar a lidar com crianças. Mexe demasiado com os nossos sentimentos

    r: Foram mesmo consistente ao longo dos 90 minutos, por isso, aquele sentimento de injustiça acaba por ser inevitável.
    Sim, sim, também concordo com os momentos que referiste

    ResponderEliminar
  3. Força e coragem! Confesso que não dava para a área da saúde, por todos os motivos e mais alguém, por isso gabo a coragem a quem arrisca a trabalhar nessa área. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  4. Força querida. Acredito que não seja mesmo nada fácil, mas tenho a certeza que estás a dar o teu melhor e que de certa forma já marcas a vida dessas crianças e até dos pais :)
    Acredita, coragem. Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Eu não dava para trabalhar em medicina, especialmente em pediatria. Sou Educadora e só de os ver a vomitar, por exemplo, já fico super preocupada. Vocês são super heróis! Espero que o resto do estágio corra muito bem!

    ResponderEliminar
  6. é uma questão de hábito! é para isso que serve o estágio, vais aprendendo a lidar com as coisas! :) e teres a preocupação que tens já demonstra muito da pessoa e da profissional que és!

    ResponderEliminar