Tolerância

By Uma Inês Indisponível - janeiro 28, 2021

 

    Sou da opinião que devemos ter tolerantes. Quase sempre tolerantes, mas não sempre. Há muito tempo que tinha uma opinião diferente. Durante muitos anos dizia que devíamos ser sempre tolerantes. Já não concordo com isso. Existem coisas que não têm lugar para empatia nem tolerância, coisas que não têm lugar para desculpas. Assuntos demasiado graves para deixar impune. Quando falamos de racismo, xenofobia, etnocentrismo... Para mim, não há condescendência, não pode haver. Estamos em 2021, se durante estes anos todos não evoluímos um bocadinho estamos aqui a fazer o quê?
É urgente educar as pessoas, instruir e lecionar. É de extrema importância conversarmos uns com os outros, falarmos sobre temáticas estruturantes de uma sociedade, que nos ajudem a crescer como pessoas. 

    Não podemos ter medo de errar, é assim que crescemos. Aprendemos mais a errar do que quando estamos corretos. Mas, mais fulcral do que isto tudo, não podemos repetir os nossos erros. Os erros que cometemos como indivíduos e que cometemos como sociedade. Temos de refletir mais e mentalizarmo-nos que somos aquilo que queremos e as decisões que tomamos. Nunca nos podemos esquecer disso!

Fonte da imagem

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Tens toda a razão, eu não escreveria melhor.

    ResponderEliminar
  2. É isso. Quase sempre tolerantes, mas não sempre. Temos de ser racionais e perceber que há situações e comportamentos que não se toleram, ponto.
    Temos mesmo de continuar a lutar, a ensinar e a educar, porque é assustadora a quantidade de coisas que ainda se vê.
    Um beijinho

    ResponderEliminar