5 personagens da Disney que são fontes de inspiração

By Uma Inês Indisponível - março 11, 2018

O universo da Disney esteve e estará sempre presente nas nossas vidas. Aqui por casa ainda tenho cassetes dos clássicos! Quem não se lembra da branca de neve, pequena sereia, bela adormecida? Sou fanática pelo mundo da Disney e, posso afirmar, que já vi quase todos os seus filmes! Estes filmes são capazes de inspirar graúdos e ensinar aos miúdos fortes lições de vida. É essa a importância destes filmes, através da animação, abordam temas fundamentais e muito importantes! 
Inspirada no dia da mulher, resolvi trazer 5 personagens que foram fontes de inspiração para mim enquanto mulher, para o desenvolvimento da minha personalidade e da forma de ver e encarar o mundo que me rodeia.



MULAN
Este filme conta-nos a história da Mulan, uma jovem destemida e corajosa, que decide partir para a guerra disfarçada de homem, para salvar o pai e o seu país. Após a China ser invadida, foi necessário reforçar o exército e recrutar homens para esse efeito. Mulan treina para ser o melhor soldado possível e ocupar o lugar de seu pai no exército. Com a ajuda de Mushu, o seu dragão, e do seu grilo da sorte, Mulan, apesar de todas as dificuldades treina arduamente e consegue transformar-se num soldado destemido.
Esta é uma história de estereótipos, Mulan não se encaixava em nenhum deles: não tinha perfil para ser a mulher perfeita, era corajosa e tinha opinião sobre as coisas que a rodeavam. Ao longo de todas as suas aventuras descobriu que não devia ignorar o seu lado corajoso e valente, que uma mulher pode fazer tão bem ou melhor o que um homem faz. Mulan quebrou todas as barreiras e provou que não precisa de nenhum príncipe que a salve, mas sim de um que a complete e a compreenda.



MÉRIDA
Só o nome do filme justifica a minha escolha, Mérida uma jovem que nega casar e ser o protótipo de mulher perfeita. Tudo nela grita rebeldia, uma ânsia que não quer calar,... Mérida não se constata com o que devia ser e quer fazer e ser diferente, sempre à sua maneira. Uma guerreira que inspira qualquer mulher a ser ela própria e a acreditar em si.



POCAHONTAS

Pocahontas, filha do Chief Powhatan, é uma criatura livre e aventureira que vive a sua vida ao sabor do vento. Esta mulher bondosa, forte e determinada mostra a John Smith uma nova forma de ver o mundo, um mundo gentil em que todos respeitam e observam a natureza.  Num mundo em que nem toda a gente se move à volta do dinheiro e de coisas materiais, mas sim do amor e da felicidade de viver.



RAPUNZEL 

Razunzel viveu toda a sua vida presa numa torre, sem ver o mundo, a viver uma mentira. Mas, sempre soube que existia algo mais, que havia um mundo para descobrir. Quando finalmente consegue sair da torre onde permaneceu 18 anos descobre o mundo que a rodeia, com a ajuda de Flynn. Durante a viagem que fazem, Rapunzel demostra o seu espírito selvagem e livre, capaz de enfrentar qualquer coisa e de defender todos aqueles que ela ama.



ELSA E ANNA
Elsa habituada a controlar-se a vida toda, a esconder quem é na realidade para proteger todos os que a rodeiam, chega ao ponto de rotura e finalmente aceita quem realmente é. Para isso, liberta-se e mostra a todos o seu poder e a sua essência. Infelizmente, não se sente aceite e foge para um lugar onde pode ser 100 % ela, sem restrições e ser plena.
O que dizer da Anna? Uma princesa forte e cheia de conficção, que, apesar de estar distante da irmã demonstra um amor enorme por ela ao ponto de abandonar tudo e partir rumo ao desconhecido para a salvar. Ao longo da sua viagem, ela, tal como muitas outras já referidas, demonstra o seu espírito rebelde e guerreiro. Ingénua, mas forte ao mesmo tempo, ela é capaz de tudo por aqueles que gosta.



BELA

A Bela é mais uma personagem que nos mostra perseverança e a vontade de ser livre. Para salvar o pai, torna-se prisioneira do Monstro no seu castelo. À medida que o tempo passa e ela vai conhecendo o homem que a fez de prisioneira, consegue ver para além do exterior dele, transformando-o e apaixonando-se. Esta é uma história que nos mostra a verdadeira essência do amor, que, apesar do exterior ser importante, o fundamental é o interior e a verdadeira essência de cada um.

  • Share:

You Might Also Like

19 comentários

  1. Também ainda preservo as minhas cassetes! E tenho muitas saudades de as ver *.*
    Adoro as tuas escolhas, principalmente a Bela e a Mulan

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post!
    Gosto tanto da Disney e também acredito que muitas das personagens nos ensinam lições importantes em crianças, mesmo que só nos apercebamos disso anos mais tarde :)

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Concordo contigo, os filmes da Disney transmitem-nos lições muito importantes e são tanto para crianças como para adultos!

      Eliminar
  3. r: Fico muito feliz por ler isso *.*
    Também acredito que sim!

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha visto as coisas desse ponto de vista.

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado o post, as ilustrações e as recordações de criança :)

    ResponderEliminar
  6. Sou completamente apaixonada pela Bela, é a minha personagem preferida *-*

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    ARRASA NO BAILE DE FINALISTAS COM A PROMSHOPAU

    ResponderEliminar
  7. Acho que todas as histórias da Disney têm alguma lição a retirar, e as princesas são uma fonte de inspiração para muitas pessoas, mas para ser honesta há algumas que me deixam um pouco "desanimada" face ao retrato que pintam da necessidade de serem sempre salvas. Daí que goste sobretudo da história da Mulan, da Mérida e da Pocahontas. Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na minha opinião essa é um dos lapsos por causa disso. Mas acho que a Disney já tem mostrado com os novos lançamentos de filmes que está a contrariar essa ideia!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Como assim? São do tempo de toda a gente, ainda hoje vejo os novos filmes da Disney que são lançados ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Adoro sobretudo a Bela. E toda a mensagem da Bela e o Monstro... Aliás fui ver o filme recentemente ao cinema :)

    Sou tua nova seguidora, gostei muito do blogue! ❤

    Convido-te a visitar o meu espaço e seguir se te interessar :)

    Beijinho grande ❣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito da Bela :)
      Muito obrigada, fico feliz por saber que gostas do meu cantinho!
      Já passei por lá!

      Beijinho

      Eliminar
  10. owwww! via frozen dia e noite, se pudesse ahah

    r: thaaanks <3

    ResponderEliminar
  11. Adoro de coração todas as princesas porque, lá está todas têm a sua história e maneira de ser.
    Gosto muito da Elsa, por ser diferente e não ter um príncipe.
    Mas a minha favorita, na infância, desde sempre e para sempre é a Rapunzel <3

    ResponderEliminar