A Frustação de Trabalhar na Área da Saúde

By Uma Inês Indisponível - março 06, 2018


Para trabalhar na área da saúde é preciso saber lidar com a frustação todos os dias, porque todos os dias lidamos com a impotência de não ter mais para oferecer e de sabermos que não existe mais nada que possamos fazer para melhorar a vida daquela pessoa. 
Quando ingressei em enfermagem era uma jovem adulta iludida, pensava que ia ajudar todas as pessoas a recuperar, que ia estar lá com elas nesses momentos de alegria e que, graças a mim, os momentos de sofrimento e tristeza iam desaparecer. Mas isso não aconteceu. Com o meu primeiro utente aprendi o que a teoria não nos ensina, aprendi que a ideia que tinha estava errada. 
Sim ajudei pessoas e estive presente em momentos de felicidade extrema, mas também presenciei momentos de sofrimento e de dor, dor esta de impossível resolução. Cada vez mais acredito que a área da saúde é ingrata, mas não me imagino a trabalhar noutro sítio, porque não se trata de estar lá apenas nos momentos de felicidade. É estar lá quando mais ninguém pode, quando ninguém aparece... É contribuir para que aquela pessoa não esteja sozinha, é ser mais significativa para as pessoas.



  • Share:

You Might Also Like

24 comentários

  1. Deve ser difícil não poder fazer mais nada por quem está doente e com dores. Acho que as pessoas também não dão o devido valor aos enfermeiros. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, os enfermeiros não têm o valor que deviam em Portugal!

      Eliminar
  2. É uma área inconstante, porque tão depressa se vê o melhor como se vê o pior. E acredito que seja mesmo complicado "aceitar" que não se poderá ajudar toda a gente. «Cada vez mais acredito que a área da saúde é ingrata, mas não me imagino a trabalhar noutro sítio», e isso só demonstra o quanto estás pelos motivos certos *.*

    r: Muito, muito obrigada! Sim, é isso mesmo, um dia iremos conseguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Acredito que a maior parte dos profissionais estão lá porque realmente gostam e isso reflete no seu trabalho.

      Eliminar
  3. Por acaso é uma área na qual gostaria de experimentar, mas sei que é bastante complicada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante complicada é verdade, mas também com alegrias! Já pensaste experimentar a área da saúde?

      Eliminar
  4. Na área da saúde é assim e nas outras também, não conseguimos fazer tudo nem chegar a toda a gente, faz parte de existirmos neste mundo e não é fácil, mas a vida é mesmo assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, em quase todas as profissões as pessoas passam por dilemas! Temos é de conseguir viver a vida :)

      Eliminar
  5. A avó do meu marido morreu o ano passado com cancro, foram muitas as vezes que fui visitá-la ao hospital e depois aos cuidados paliativos, e agradeço a vocês no geral da área de saúde, por tudo o que fizeram por ela, e pelos outros utentes, tive de perto em algumas situações e vocês foram extraordinários! Naquele momento, admirei-vos imenso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento muito! Fico feliz por sentires que os cuidados prestados foram de qualidade e dignos. É muito importante garantir o conforto e a dignidade das pessoas!

      Eliminar
  6. É difícil mas os momentos de felicidade ajudam a ganhar coragem para sobreviver aos dias mais complicados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Esses momentos de felicidades dão forças para tudo!

      Eliminar
  7. Foi por esse pensamento que nunca tentei a área da saúde, não ia suportar não conseguir fazer alguém sentir-se melhor :(

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    ÓSCARES 2018 - OS LOOKS (QUE SE SAFARAM) DA RED CARPET

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito frustrante, mas também aprendemos muito com eles! Como sermos profissionais e pessoas melhores :)

      Eliminar
  8. deve ser uma area bem dificil de se trabalhar :/ x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito difícil mas também com as suas vantagens, como por exemplo, o contacto com o outro e a sua realidade!

      Eliminar
  9. Não deve ser nada fácil, mas também deve ser bastante compensador. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. alguns dos meus amigos também estão agora a estagiar na área da saúde e contam-me coisas que eu acho que não aguentava muito bem, portanto, entendo o que queres dizer! é preciso muita força, muita cabeça e muito estômago! :/

    r: obrigada, obrigada, obrigada <3

    ResponderEliminar
  11. É uma área para a qual, confesso, não teria vocação. Acho que não saberia lidar com a frustração de não conseguir curar todas as pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que ao longo do curso e da vida profissional consegues lidar, porque mudas o teu olhar sobre a saúde e o que fazes. Eu não estou lá para curar pessoas nem fazer milagres, estou lá para cumprir as minhas prescrições enquanto enfermeira e acompanhar a pessoa, estar lá sempre que ela necessitar ... É difícil às vezes, confesso, mas faz parte...

      Eliminar
  12. Não sei se teria estofo emocional para lidar com um trabalho desses e por isso a minha mais profunda admiração vai para todos os que se dedicam de corpo e alma a fazê-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Acredito que maior parte das pessoas que trabalham em enfermagem fazem-no porque gostam, porque esta profissão é difícil e muito dura. Se as pessoas não gostarem do que estão a fazer isso vai-se refletir imediatamente nos cuidados que prestam ao outro.

      Eliminar