Como lido com o stress

By Uma Inês Indisponível - outubro 28, 2018

Lucian

Stress. Falar de stress, para mim é complicado, é daquelas coisas que sinto que muita gente tem, mas que não sabe muito bem o que fazer com ele. Eu sou uma dessas pessoas e, por isso, acabo por sofrer sozinha, o que não ajuda nada a combatê-lo. 
O stress afeta-me não só psicologicamente como físicamente. Não é nada agradável. Sinto-o aqui dentro de mim. Primeiro, começa com um ligeiro aperto no coração, obrigando-o a bater com mais força. Depois, nasce um nó na garganta, impedindo-me de comer e de respirar corretamente. Mas isto são os sintomas iniciais, para mim, o pior é quando não consigo ser produtiva. Quando quero publicar um texto, ou responder a comentários, ou ver uma série, ... e não consigo, simplesmente, porque a minha cabeça não desliga e, quando não desliga, ativa todo este ciclo que vos falei anteriormente. 
O que fazer? Ao longo destes anos ainda não consegui uma solução 100% efetiva, vou tentando algumas coisas com esperança que algo resulte. Deixo-vos aqui, pequenas soluções que, em conjunto, normalmente, costumam fazer efeito no que toca a lidar com o stress.

| Dar 15 minutos ao meu corpo para se passar |
Entender que o meu corpo também necessita de sentir o stress, em vez de bloqueá-lo totalmente, é importante para mim. Costuma resultar, pois digo para mim mesmo que tenho 15 minutos para me passar e, depois disso, tenho obrigatoriamente de lidar com a situação.

| Tentar controlar a respiração |
Das coisas mais difíceis de se fazer. Confesso que quando ouço alguém a dizer "Tem calma, respira fundo.", ainda me costumo irritar bastante mas, quando sou eu a dizer a mim própria, parece que tem um efeito terapêutico. Normalmente penso apenas na minha respiração, tentando regularizá-la.
"A neurociência provou que se respirarmos com um padrão de 5 segundos de inspiração e 5 segundos de expiração, durante 3 minutos, os nosso batimentos cardíacos e a respiração sincronizam-se, acalmando o sistema nervoso parassimpático  (responsável pelo descanso e digestão). ", explica David Tan, health and vitality coach. - retirado  da revista prevenir, outubro 2018

| Colocar música calma e convencer o meu corpo a esvaziar a cabeça |
Esta estratégia nem sempre resulta comigo, por vezes faz milagres, noutras situações parece que piora, mas é por isso que tenho várias opções, para ir variando conforme a situação.

| Imaginar-me a ter sucesso |
Basicamente isto é: visualizar a situação geradora de stress e resolvê-la na minha cabeça. Na maior parte das vezes, os eventos que me despertam o stress são aqueles que eu sinto que não consigo cumprir ou fazer. Imaginar-me a conseguir desenvolvê-los com sucesso, tranquiliza-me e prepara-me para eles.

| Desenvolver a minha autoconfiança  |
Falar comigo, desenvolver a minha autoconfiança e, principalmente, convencer-me que sou capaz de lidar com a situação. Este é um truque que utilizo bastante. Pensar em coisas positivas que já fiz e como me senti nessa altura, pensar que se consegui superar isso, também vou conseguir esta nova situação.

|Praticar Exercício Físico|
A prática de exercício físico, nomeadamente a corrida, deixa-me totalmente relaxada. O exercício sempre foi um escape para mim, desde pequena que gosto de praticar desporto, é naquela altura do dia em que descontraio de tudo o que aconteceu durante aqueles dias ou semana.
Para além disso, potencia a motivação, melhora o humor, cria a sensação de confiança na relação com os outros (aumentando a produção de dopamina, serotonina e ocitocina, respetivamente) e liberta as famosas endorfinas que provocam a sensação de prazer. 

E vocês, têm algumas estratégias que adotam quando começam a sentir algum stess a bater à porta?

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Gostei bastante deste post, boas dicas.

    ResponderEliminar
  2. Sinto que é mesmo importante haver esta partilha mais pessoal, porque ajuda a que as pessoas reconheçam os efeitos e, depois, que consigam colocar algumas dicas em prática. Todas as que mencionaste, a meu ver, são de extrema importância, mas tenho que destacar logo a primeira, uma vez que a reação automática é forçar-nos a, quase, não sentir, mas o nosso corpo precisa dessa descarga

    ResponderEliminar
  3. Estou precisando colocar em prática alguma das suas dicas.
    Essa semana não foi fácil pra ninguém, né? Preciso esvaziar a cabeça e relaxar um pouco =/
    Adorei as dicas

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  4. Sofro do mesmo mas mais em situações de medo, do que não controlo. O que costumo fazer é pensar se há algo mais que eu possa fazer na situação, se não houver então penso que não vale a pena mais stress porque não há mais nada a fazer. Isto ajuda a-me nos exames. Estudava e depois chegava a hora do exame e eu, antes de ficar nervosa pensava, estudei e fiz o melhor q pude ou não, mas agora já não há mais nada a fazer, não vale a pena o stress porque não vai mudar nada.
    Quando tenho dentista ou exames médicos tento acalmar-me a pensar nas coisas, pessoas, memórias, que mais adoro.
    É difícil, mas tenta ver as coisas dessa forma para ver se te ajuda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sou uma pessoa bastante stressada por natureza, tanto é que desenvolvi vários problemas no maxilar por fazer tanta força a cerrar os dentes. É muito mau, porque costumo ter dores e sinto que o maxilar 'estala'. Normalmente tento respirar fundo como dizes e pensar noutras coisas ou ler para me esquecer, mas nem sempre resulta...

    ResponderEliminar