Palhaço por um Dia

By Uma Inês Indisponível - fevereiro 13, 2018


Recordo o dia em que me mascarei de palhaço como um dos melhores da minha vida. Era eu uma criança e adorava o carnaval. Toda a magia associada, as brincadeiras, o poder fingir que era outra coisa qualquer no mundo. O carnaval sempre foi uma forma de conseguir viver várias pessoas, profissões, bonecos, ... Como seria viver um dia como uma sevilhana? Como seria ser durante um dia uma joaninha? No carnaval a imaginação não tem muros nem cadeados, podemos experimentar ser quem nós quisermos.
Em 2007 decidi que queria ser um palhaço. Encarnei o meu papel na perfeição, para além de toda a fantiota a condizer: nariz vermelho, peruca arco-íris, chapéu, sapatos enormes, ... tinha também todos os utensílios necessários para fazer as pessoas que me rodeavam sorrir. Foi isso que eu mais gostei nesse dia, consegui colocar um sorriso na cara das pessoas. Ou era o meu pente gigante que ficava preso na minha peruca ou a minha flor que esguichava água ...  Foi um dia fantástico, não queria que acabasse...
Mas acabou e a vida voltou ao normal. A menina de 11 anos ficou muito triste porque já não tinha os utensílios do palhaço, nem era o palhaço que conseguia fazer rir todas as pessoas. Foi aí que percebeu que o carnaval era só um pretexto, que não necessitava de nenhuma fantasia para conseguir fazer isso. Bastava olhar para as pessoas, conviver com elas, divertir-se... Foi aí que a Inês se tornou um bocadinho mais disponível, disponível para o outro, para ouvir e rir. Rir muito.

  • Share:

You Might Also Like

14 comentários

  1. Que texto tão inspirador. Devíamos ser todos um bocadinho mais "palhaços" e talvez o mundo fosse um lugar mais alegre.

    r: Sei que há realidades onde os hospitais públicos são maravilhosos (e ainda bem!!) mas no hospital do meu local de residência isso não acontece. Já fui a uma emergência em ginecologia num hospital privado e fui super bem tratada. Já uma amiga minha foi a uma emergência em ginecologia num hospital público (eu fui com ela) e foi para esquecer. Também depende muito da equipa mas, até ver, não tenho boas memórias do hospital público ao qual pertenço. O bom atendimento deveria ser geral e não só em certos locais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Não precisamos do carnaval para sermos mais palhaços :)

      R: Concordo plenamente! Todos deveríamos ter o mesmo tipo de atendimento médico em qualquer estabelecimento, em qualquer parte!

      Eliminar
  2. Ohhh adorei o texto! Acho que chegaste a uma conclusão fantástica e que deve ter contribuído muito para quem és :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! São pequenos momentos que, quando olhamos para trás, nos marcam e nos fazem quem nós somos :)

      Eliminar
  3. Que texto maravilhoso e que blog acolhedor! já seguimos! :)

    ResponderEliminar
  4. Rir é muito importante, realmente. Não só no Carnaval, como todos os dias. Acredito que um simples sorriso, uma conversa divertida, atraem felicidade. O texto é ótimo, e tem uma conclusão muito verdadeira.
    Segui o blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia dizer melhor! É mesmo isso, por vezes basta uma conversa e um sorriso para partilharmos pedacinhos de felicidade! Obrigada! :)

      Eliminar
  5. que bonita, inês! :') a mim, os palhaços fazem chorar, morro de medo ahahaha

    r: VERDADE!!! vamos ser umas senhoras todas lindas aos 40 ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) A sério? Então o carnaval deve ser uma altura terrível para ti! :o
      Beijinho

      Eliminar
  6. Adorei o teu texto, tens toda a razão :)

    ResponderEliminar