"Porque para doar sangue basta ter coração"

By Uma Inês Indisponível - junho 14, 2018


Olá, o meu nome é Inês e sou dadora de sangue e de medula óssea desde os 18 anos. Tornei-me dadora de medula óssea por causa do Artur, a minha primeira doação não foi altruísta mas por necessidade. Ver a dor dos pais, o sofrimento do Artur, que na altura tinha mais ou menos a minha idade, foi algo aterrador e muito desesperante. Infelizmente o Artur foi partiu mais cedo do que o que era suposto mas a minha intenção de continuar como dadora de sangue permaneceu e permanecerá.
Porque é que sou dadora de sangue e de medula óssea? Porque sim! Porque posso e quero!
É verdade que não gosto de ter uma agulha enfiada no meu braço; que não gosto da dor da picada; que não gosto de não poder fazer exercício de seguida... Mas doar sangue é muito mais do que isso. Doar sangue é doar uma parte de nós, é pensar no outro e percebermos que aqueles 450 ml de sangue podem fazer a diferença na vida de outra pessoa. Porque doar sangue e inscrevermo-nos como dadores de medula é salvar vidas e isso basta. Os receios continuam lá, mas a vontade de fazer o melhor para a sociedade e o mundo onde vivo supera qualquer tipo de medo.

"Porque para doar sangue basta ter coração".

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Acho que doar sangue só nos faz ser melhores enquanto seres humanos e é mesmo uma escolha que pode salvar a vida de alguém, só isso, acredito que já valha por tudo.
    Ainda não dei, sinceramente porque sou parva e faz-me muita impressão tirar sangue, por exemplo. No entanto, estou a ponderar e é uma das coisas que quero fazer, pois todos os receios são nada quando comparados com o ato em si.
    E sei que mesmo que até não "aguente" e não dê a quantidade estipulada, o mínimo já vai ajudar :)

    ResponderEliminar
  2. Adorava poder dar sangue mas não tenho peso suficiente para isso :(
    Acho que é um gesto lindo e que não custa a ninguém, até porque podemos ajudar e muito alguém. E isso é das melhores sensações de sempre!

    Um beijinho,
    piquimads

    piquimads.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. É um ato muito nobre e que pode, de facto, fazer toda a diferença. Estupidamente, acabei por nunca dar, mas é algo que pretendo mudar. Não me custa nada e posso melhorar a vida de alguém.

    r: Sinto o mesmo :) a música tem esse poder transformador.
    Fico mesmo contente por ler isso!
    Vou adorar acompanhar, tenho a certeza *-*

    Sou suspeita, porque gosto muito da forma como o Daniel Oliveira comunica - oralmente e por escrito -, mas acho que vale bem a pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode e faz mesmo toda a diferença! Vamos sempre a tempo de ajudar, o importante é a força de vontade :)

      Eliminar
  4. Doei sangue durante muitos anos, até que não me deixaram dar, por ter a pulsação muito acelerada. Por isso, estou numa pausa.

    ResponderEliminar