Desafio nº 1 - Check!

By Uma Inês Indisponível - agosto 17, 2018


Em janeiro escrevi sobre 2018 e como este ano era um ano de desafios. O desafio nº 1 era correr os 5km da corrida da mulher no Porto. Trago-vos, então, um pequeno relato de uma prova que não foi perfeita.

20 de maio, 9h30 - Estádio do Dragão

Decidi convidar 2 amigas minhas, com quem estou habituada a correr, para cumprir este desafio. O ano passado tinha-lhes dito que a caminhada foi bastante divertida e, por isso, este ano elas tinham mesmo de vir comigo correr os 5km. 
Combinamos um pouco mais cedo do início da corrida porque queríamos ver o ambiente, participar no aquecimento e tudo o que o evento tinha para nos oferecer. Fomos todas equipadas! Ao inscrevemo-nos na corrida temos direito ao kit de corrida. Este ano foi composto por uma pulseira, uma t-shirt (com dois modelos e vários tamanhos à escolha) e um saco. 


O nosso objetivo era fazer parte da onda cor-de-rosa e, por isso, fomos vestidas a rigor, como já seria de esperar. Estava super entusiasmada, sentia-me bem e motivada pronta para cumprir este desafio. Depois do aquecimento e de muita conversa fomos para o ponto de partida. 
Era o momento da verdade! Já não dava para voltar atrás! Tentamos chegar o mais para a frente possível naquela multidão de gente, e,mesmo sendo difícil, lá conseguimos. 
Ouvimos o disparo e começamos! Tínhamos muita gente à nossa volta a apoiar, as mulheres que iam fazer a caminhada e que, por isso, tinham de esperar que as da corrida começassem, gritavam de entusiasmo! 


Os primeiros metros foram complicados, eram muitas mulheres para pouco espaço, estávamos todas a tentar estabelecer um ritmo mas era complicado com tanta gente. Lá conseguimos ultrapassar algumas pessoas e encontrar o nosso próprio ritmo. Fizemos cerca de metade do percurso as três juntas, sempre com ritmos semelhantes e confortáveis.
Depois começou a complicar. Correr 5 km não é difícil, mas correr 5 km no Porto com rampas e ruas com bastante inclinação custa, acreditem! Principalmente, para quem não está habituado. Ao longo do percurso fomos encontrando vários postos de entretenimento e motivação para quem está a correr. Desde bailarinos, a dança do ventre, fado, ... Havia um bocadinho de tudo, colocado em pontos estratégicos para ganharmos um boost de energia. O ano passado na caminhada muitas mulheres paravam e dançavam com os animadores, mas na corrida eles iam gritando frases de incentivo e isso bastou.

Senti as minhas forças a reduzirem, estava bastante cansada, as pernas pesavam-me e foi ao km 3 que baixei significativamente o meu ritmo. Uma das minhas amigas continuou, estava a sentir-se bem, motivada e pronta para acelerar. Ficamos duas a tentar motivar uma à outra. Na minha cabeça só me passa uma coisa: "Tu não vais desistir, faças o que que fizeres não pares."
Cheguei finalmente ao km 4, mas ele não veio sozinho. Começou-me a aparecer aquela "dor de burro" que enerva a qualquer um, principalmente quando está quase a terminar. Estávamos numa das piores subidas, olhamos uma para a outra e ouvi "Quando quiseres paramos". Pensei imediatamente: "Mas é já!". Não consegui. Terminei a subida. O sol começava a ficar intenso, estávamos a correr no passeio que, por vezes, tinha sombra. Decidimos que estava na hora de abrandar. Não queria mesmo parar e, por isso, caminhamos à sombra, um pouco para recuperar da subida infernal que tivemos.

Depois de nos restabelecermos decidimos que não queríamos cruzar a meta a andar. Voltamos a correr. Tinha perante mim a última descida e comecei a ver as mulher que estavam na caminhada a subir aquela que seria a primeira de muitas subidas para elas. A organização dividiu a rua em dois, o que permitiu estar perante aquela multidão de mulheres. Olho para o lado e elas estão a gritar por nós, a encorajar-nos e, de repente, começam a bater palmas. Nesse momento foi tudo o que necessitei, foi um momento tão bonito que também comecei a bater palmas e a trocar "hi-fives".

Estávamos quase! Já conseguia ver a meta. Quando olhei para o cronómetro situado mesmo acima da meta vi marcados 38 minutos e 20 segundos. Ainda faltavam uns metros, mas estava decidida a cortar a meta antes dos 40 minutos. Vejo os corações gigantes e os sorrisos na cara das pessoas. Começo a ver a minha amiga que, provavelmente já tinha cortado a meta há algum tempo, na meta a puxar por nós! Começamos a dar aquele sprint final, demos as mãos, cruzamos a meta com os braços no ar e abraçamo-nos as três. Que sensação tão boa!

O que fazer depois da corrida? Ficar e dançar! Tivemos direito a uma aula de zumba e depois o Virgul presenteou-nos com algumas músicas. 
O melhor disto tudo é que 22 mil mulheres participaram nesta corrida, nesta onda cor-de-rosa, que tem sempre uma causa muito importante: a prevenção do cancro da mama. A  edição de 2018 angariou vinte e dois mil euros para o IPO do Porto.


Nota final: Não foi uma corrida perfeita, mas foi bom para perceber os meus limites. Consegui entender que podia ter continuado em vez de parar para caminhar, porque quando acabei a corrida não senti nenhum cansaço nem fraqueza. Pensei logo; "Bora fazer outra vez?". É assim que aprendemos. Quando as coisas não correm a 100% como queremos, o que fazer? Pensar no que vamos melhorar na próxima vez! 

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Arrepiei-me toda a ler a publicação. É um aconchego tão grande quando se sente essa onda de solidariedade, força e entreajuda *-*
    Que inspiração!

    r: Verdade, falta mesmo pouco :D
    Muito obrigada pelas tuas sugestões, minha querida

    ResponderEliminar
  2. Boa gabo te a coragem e a resistência. Eu não aguentava de certeza . E o dinheiro que se angariou faz tanta falta. Boa iniciativa.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que aguentavas! Faz como eu: Começa pela caminhada e depois vai experimentando correr ;)
      Beijinhooo

      Eliminar
  3. Já participei numa corrida deste género mas em Lisboa, já há alguns anos. Fui com a minha mãe e fizemos metade da corrida a correr e a outra metade a caminhar rápido. Lembro-me que chegar à meta foi uma sensação maravilhosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor sensação é mesmo chegar à meta! Adoro toda a energia e alegria presente no dia ;)

      Eliminar
  4. Fico muito feliz e por teres cumprido o desafio!!
    A corrida deve ter sido bastante complicada com essas subidas todas, e admiro-te imenso por isso :D
    Mesmo que não tenha sido a corrida que considerarias perfeita foi uma experiência sem dúvida enriquecedora e que te mostrou que és capaz de alcançar a meta! E para o ano consegues ainda melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Foi uma experiência única e para o ano estou lá outra vez para fazer melhor :)
      Beijinho!

      Eliminar
  5. Tão bom, o importante é que participaste e ainda conseguiste cumprir o desafio!
    Adorei a publicação, verdadeiramente inspirador, que experiência incrível :)

    ResponderEliminar