o melhor das festas populares

By Uma Inês Indisponível - agosto 29, 2018

Gatherings by Fred Tougas

Sim é verdade, resolvi escrever sobre festas populares. Quem ainda não foi a uma e dançou ao som de Quim Barreiros, Toni Carreira ou outros grupos mais pequenos, que atire a primeira pedra. A verdade é que com o verão aparecem, obrigatoriamente, as festas populares de diversas regiões do nosso país. Todos nos queixamos mas lá no fundo não vivemos sem elas. Sabe tão bem sair à noite e ir dar uma voltinha à festa: ver as barraquinhas, comer uma fartura, um crepe ou um algodão-doce, andar nos carrosséis e, até mesmo, dar um pé de dança ao som da banda que está a tocar no palco. Como tudo na vida tem um lado positivo, resolvi trazer-vos o que, na minha opinião, é o melhor destas festas.

Família e amigos reunidos
Nestas festas, por vezes, estamos com amigos ou familares que já não vemos há bastante tempo. Normalmente neste tipo de dias existe uma concentração de pessoas numa determinada região/ vila/ aldeia e acabam por existir reencontros. É tão bom ver caras que já não vemos há bastante tempo e colocar a conversa em dia!

Comida 
Existem comidas que só sabem bem em determinada altura e as festas populares é um destes casos. Sabe-me tão bem um cabrito assado, um arroz feito no forno, umas sardinhas, um churrasco, uma tripa... Enfim,...Vou parar de escrever estas iguarias porque a água já começa a crescer dentro da boca.

Festejar a vida e a própria cultura da localidade
Independentemente da religião e crenças de cada um, não podemos deixar de concordar que estas festas fazem parte da cultura do nosso povo. Assim como as procissões e missas celebradas. Os andares enfeitados com as mais diversas e belas flores, as promessas que foram feitas ao longo do ano, o sacrifício de cada um ... Isto tudo faz parte da nossa cultura e, podemos não aceitá-la, mas devemos, pelo menos, respeitá-la.

Por umas horas esquecer os problemas e divertirmo-nos 
Este ponto é um dos principais, pois, por muitos problemas que tenhamos, nestes dias, o importante é mesmo a diversão. Dar um pé de bailarico com a malta, conversar com quem mais gostamos, comer e rir muito. Durante estas horas de festa não existem problemas, só amizade e companheirismo.

  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Tens toda a razão, é isso mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que existem estas festas, porque é uma excelente maneira de nos divertimos com as nossas pessoas. No local onde vivo, todos os anos, há a Festa de S. Tiago. Nunca foi nada por aí além, mas estou lá sempre ahahah
    Um dia hei-de conseguir ver Quim Barreiros ao vivo. O Senhor está todos os anos na Queima e eu nunca chego a tempo ahahah

    r: Com bacalhau, confesso, nunca comi. Mas sou como tu, «qualquer tipo de massa está ótimo» :p

    Muito, muito obrigada, minha querida *-*
    Já o tenho em lista de espera, porque deixaste-me mesmo curiosa. Aconselhas-me algum livro em particular, para primeira leitura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu consegui ver o Quim Barreiros pela primeira vez este ano na queima e tenho já a dizer que foi provavelmente o concerto em que mais me diverti!! Tens mesmo de tentar apanhá-lo ;)
      Relativamente ao João Tordo, o primeiro livro que li foi "O Luto de Elias Gro" e depois li "As três vidas" e adorei os dois! Talvez para começar "As três vidas" é capaz de se rum livro melhor! Agora estou a ler o livro mais recente dele o "Ensina-me a Voar sobre os Telhados" e também estou a gostar mas ainda vou muito no início da história.

      Eliminar
  3. É verdade, sem duvida das melhores coisas.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  4. Adoramos festas populares. Tanto pelo convívio como pela comida. Não há igual!!

    ResponderEliminar
  5. Adoro festas populares! E roí-me toda por este ano não ter corrido algumas por estar a trabalhar à noite :p
    É o convívio, a comida, os amigos, tudo se junta para um belo momento!

    (P.S. Esqueceste-te do Toy, este ano ele está em altas ahahah)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom das festas populares é mesmo o facto de haver todos os anos, para o ano aproveitas ;)
      Tens toda a razão! Como é que eu me esqueci do Toy?!?! O hino do verão é dele xD

      Eliminar