uma Inês por aí | Serra do Bussaco

By Uma Inês Indisponível - agosto 25, 2018

fotografia tirada por mim 
As temperaturas voltaram a subir e com elas aparece a vontade de visitar novos sítios, principalmente lugares fresquinhos onde possamos fazer um piquenique, ler um bom livro e passear pela natureza. Hoje trago-vos a sugestão de um lugar onde fui há pouco tempo e adorei: a mata do Bussaco situada na Serra do Bussaco.

No segundo fim-de-semana de Agosto, fui com uma das minhas melhores amiga a esta belíssima mata (a entrada com carro tem um preço de 5 euros). Chegamos à hora do almoço e fomos em direção à Fonte Fria. Queríamos aproveitar e fazer um piquenique sobre a sombra fresca das inúmeras árvores presentes na serra.

De todas as fontes existentes na Mata do Bussaco, a Fonte Fria é a obra que maior destaque tem pela dimensão aparente. É uma saída de uma nascente onde a água desce os 144 degraus da escadaria presente na fonte. Digo-vos uma coisa, almoçar com uma vista destas não é para todos!

fotografia tirada por mim
fotografias tiradas por mim

fotografia tirada por mim
Depois de almoço, resolvemos explorar esta famosa mata. Existem diversos trilhos que podem fazer, como conseguem verificar aqui. Nós decidimos apenas explorar arbitrariamente a própria serra, sem nenhum roteiro. O caminho é absolutamente lindo, cheio de árvores de diversas espécies e cedros de diversos tamanhos e feitios.

fotografia tirada por mim
fotografia tirada por mim
A meio do nosso caminho descobrimos um obra de arte: o Miradouro da Alta Cruz. Este miradouro  (situado a aproximadamente 547 metros de altitude) tem uma vista desde Souselas até Pampilhosa e, como podem ver, é uma vista completamente estarrecedora onde o céu se encontra com a terra e as nuvens têm um papel principal.

fotografia tirada por mim
fotografias tiradas por mim

E, por fim, encontramos o Palácio Hotel do Bussaco,  mas que construção mais maravilhosa esta! Cheia de pormenor e esplendor. Este palácio real foi considerado um dos últimos legados dos reis de Portugal, tendo sido "categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo.". A estrutura deste hotel, como podemos observar, é marcada por uma influência manuelina, presente também nos motivos do Mosteiro dos Jerónimos e nos perfis da Torre de Belém.

fotografia tirada por mim
Foi um dia em cheio e, para acabar com a cereja no topo do bolo, antes de retornarmos ao Porto, passamos pelas nascentes do Luso e enchemos garrafões de água para trazer para casa. Foi um dia bem passado, um dia em que tive a oportunidade de conhecer mais uma pedacinho de Portugal, da história e do património arquitetónico português que é tão rico e fascinante.


Mata do Bussaco
Não se descreve
O melhor é perder-nos nela 
José Saramago

Informação recolhida nas placas da Mata do Bussaco, no site da fundação e neste blog

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Já há muito tempo que não subo ao Buçaco. E, na semana passada, andei lá perto. Quero muito regressar e explorar todos os seus recantos, até porque já não tenho grandes memórias da última visita que fiz, pois era muito pequena
    As fotografias estão lindas *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) <3
      Volta que aquilo está lindo! Estão acabar a restauração do palácio hotel! Tenho a certeza que não te vais arrepender!

      Eliminar
  2. Olá
    Eu conheço bem esse lugar já lá fui várias vezes tirar fotos e lindoooo desde a natureza ao Palácio.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  3. Já fui ao Buçaco e ao Luso há muitos anos, mas lembro-me de ser um local onde se respira ar puro e onde dá gozo estar. Lindas as tuas fotos, trazem-me boas memórias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é mesmo essa uma das definições deste local: respira-se ar puro! Senti mesmo os meus pulmões a agradecerem-me! Se o Buçaco não ficasse tão longe do local onde eu moro, passava a minha vida lá metida x)

      Eliminar
  4. Nunca lá fomos, mas parece um sítio brutaaaaaaaaaal!

    ResponderEliminar
  5. Nunca lá fui, mas já tinha ouvido falar e pelas fotos que nos mostras, parece ser mesmo um sítio encantador :)
    Adoro andar no meio da Natureza e conhecer cantinhos, tenho a certeza que vou gostar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas realmente de andar no meio da natureza a serra do Buçaco é mesmo o sitio ideal, vais adorar!

      Eliminar
  6. Gostei mesmo muito do texto e fico contente por teres gostado tanto :)
    Também gosto muito das fotografias!

    ResponderEliminar