Sobre o sofrimento...

By Uma Inês Indisponível - junho 22, 2021

   

    Tal como respiramos pela primeira vez, iremos respirar também pela última. Sabemos apenas uma coisa na vida: que iremos morrer. Uns no seu tempo, outros cedo demais, mas a maior certeza que temos neste mundo é que irá chegar o dia em que deixamos de respirar e o coração deixa de bater. 
    
    Antagonista do medo de morrer está o sofrimento. Viver uma vida sem qualidade não está nos meus planos. O sofrimento é algo que me atormenta verdadeiramente. Talvez porque, praticamente todos os dias vejo e lido com ele. Todos temos direito a ter uma opinião e esta é a minha: se não se consegue viver com qualidade de vida, não faz sentido viver. Obviamente isto não é preto no branco, existem muitos cinzentos entre estas palavras. Depende muito da situação, estado clínico e, principalmente, estado de consciência da pessoa. É absolutamente aterrador ver pessoas presas dentro de corpos, ou mesmo pessoas que já são apenas e só corpos. Claro que é difícil de aceitar que não há nada a oferecer a não ser conforto, mas é um passo importante para diminuir o sofrimento. Não podemos ser egoístas, por muito que nos custe e nos parta o coração. 
    
    Por muito que uma morte seja extremamente dolorosa, nós, os que ficamos, só podemos fazer uma coisa: recordar todos os bons momentos, as lições, os sorrisos partilhados... Principalmente, aproveitar bem a vida, passá-la com aqueles que mais gostamos. Amando quem está ao nosso lado e ajudando o próximo. Para que, quando chegar a nossa vez de partir para junto daqueles que nos deixaram, não fique nada por fazer nem dizer. Só assim partimos com a tranquilidade que tentamos contribuir para um mundo melhor.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários