Uma Inês por aí | Madeira - 1ª dia

By Uma Inês Indisponível - junho 15, 2021

A escolha do voo foi feita com alguma estratégia. Sabia apenas 2 coisas: que queria viajar através da TAP e que queria um voo cedo. Felizmente, consegui concretizar as duas. O voo foi às 06:50, o que nos deu oportunidade de termos o resto do dia para conhecer a ilha. Decidimos que, no primeiro dia, iriamos explorar o Funchal.

Primeiro objetivo: Chegar ao Funchal para pousar as malas e tomar um belo de um pequeno-almoço.

Não sabíamos como chegar ao Funchal, após fazer algumas perguntas a funcionários do aeroporto percebi que tínhamos 2 opções: táxi ou o aerobus. Sem sombra de dúvidas que a opção mais vantajosa seria o aerobus uma vez que o preço dos táxis era assim uma quantidade exorbitante. Pagamos 5 euros (cada) pela viagem e em 30 minutos chegamos ao Funchal. Já no coração do Funchal, deixamos as nossas malas e partimos rumo a um belo de um pequeno-almoço.

Após uma pesquisa básica no tripadvisor encontramos "A Confeitaria". Mal entramos, a escolha foi rápida apesar de tudo o que se encontrava na montra ser incrivelmente apetitoso. Comemos panquecas com nutela e morangos. Ora, já que estávamos acordadas desde as 4h merecíamos um pequeno-almoço em grande! Para acompanhar ainda pedimos um café gelado que estava divinal.

Depois de abastecidas partimos rumo ao Parque de Santa Catarina que ficava praticamente em frente ao local onde ficamos. O Parque de Santa Catarina, tem uma área total de 36.000 m², foi um belo parque para iniciar o nosso percurso. Um lugar repleto de fontes, encantadoras árvores e flores, acompanhado sempre pelas belas vistas sobre a baía do Funchal.

- Parque de Santa Catarina -
    O jardim tem acesso direto à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, talvez a avenida mais conhecida da cidade, com uma extensão de 1,3km, esta avenida é acompanhada em toda a sua extensão pelo mar e o seu nome é fruto de uma homenagem feita às comunidades madeirenses que existem espalhadas pelo mundo. Ao percorrer esta avenida conseguimos ver o Palácio de São Lourenço, a Marina do Funchal, a Nau Santa Maria de Colombo, a Praça do Povo, ...

Nau Santa Maria de Colombo -
    Para quem é fã ou apenas entusiasta, podem visitar o museu do CR7 situado perto da Marina do Funcha. Mesmo não visitando o museu a estátua do Cristiano Ronaldo que se encontra à porta do museu, é uma paragem obrigatória. Nós, infelizmente, não conseguimos visitar o museu uma vez que este se encontrava fechado devido à situação pandémica que estamos a passar no mundo.

- Estátua do Cristiano Ronaldo -
    Depois de muito caminhar pela Avenida do Mar, decidimos ir visitar o Mercado dos Lavradores. O Mercado dos Lavradores, inaugurado em 1940, é outro ponto de paragem obrigatório da cidade. É um espaço repleto de cores e cheiro a fruta fresca, principalmente maracujás. Ficamos encantadas com a quantidade de maracujás existentes, acabamos por provar a maior parte deles e confesso que fiquei maravilhada com o maracujá limão, o maracujá pêssego e a pitanga, são duma doçura divinal. Os preços é que não são nadas atrativos, 20 euros/Kg é algo que nem todas as carteiras aguentam, por isso, acabamos só mesmo por provar. No mercado ainda podemos ver peixe, flores, frutos secos, ... Um bocadinho de tudo e sempre acompanhado pela simpatia dos funcionários de cada banca.
    Saindo do mercado entramos na Zona Velha para observar as suas belas portas. O projeto Arte de Portas Abertas é uma iniciativa para revitalizar a zona velha do Funchal que acaba por apoiar os artistas e a arte em Portugal. Ao longo das ruas da Zona Velha podemos contemplar pinturas fantásticas e encantadoras. É também, um sítio com inúmeros restaurantes onde se pode almoçar e comer algumas iguarias típicas madeirenses.
    Após nos deslumbrarmos com a Zona Velha demos de cara com a Fortaleza de São Tiago que foi construída em 1614, com a finalidade de proteger a cidade do Funchal de ataques corsários. É absolutamente encantadora e proporciona vistas maravilhosas, tal como podem comprovar.

- Fortaleza de São Tiago -
   Após visitar a Fortaleza de São Tiago fomos em direção ao teleférico com o objetivo de irmos visitar o Monte Palace. Antes de embarcamos na viagem de teleférico, e como estava muito calor, decidimos parar na Esplanada Teleférico e provar uma bela brisa! E que bem que soube, uma bebida fresquinha num dia de calor intenso sabe sempre muito bem.

Baterias recarregadas, estávamos prontas para o teleférico, que faz a ligação da zona velha da cidade ao Monte em cerca de 15 minutos. Pagamos 11 euros cada pela viagem de ida, pois tínhamos o objetivo de descer nos carros típicos de cestos. A paisagem do teleférico é imprópria para quem tem vertigens, mas é absolutamente fantástica! Temos vistas priveligiadas para todo o Funchal, até conseguimos ver campos de plantação de bananas!
    Depois desta bela viagem de teleférico, chegamos ao Monte, onde tudo é magnânimo e incrível. O Jardim Monte Palace ocupa uma área de cerca de 70.000 m², onde podemos admirar plantas exóticas, cisnes, patos, pavões, ... Este jardim consegue transportarmo-nos no tempo para o Mundo Oriental em breves segundos. O jardim é tão extenso que é necessário várias horas para consegui-lo ver por completo, mas vale completamente a pena! É também paragem obrigatória a Igreja de Nossa Senhora do Monte, onde se encontram os restos mortais de Carlos I da Áustria, o último imperador da Áustria.
- Monte Palace Madeira -
    Depois de muito caminhar pelos jardins do Monte Palace, a viagem de regresso foi feita através dos carrinhos de cestos. Estes carrinhos têm muita história, uma vez que o seu aparecimento se deveu ao facto da necessidade de transportar as pessoas que viviam no Monte até ao Funchal. É uma experiência a não perder, completamente extraordinária! A viagem custa 30 euros/pessoa, o único senão, é que não vai até ao ponto onde apanhamos o teleférico, por isso, tivemos que ir a pé até à Avenida do Mar.
    Para terminar o dia em grande, decidimos ir jantar ao restaurante O Lagar, mas antes passamos pelo Miradouro Pico dos Barcelos. Está situado na freguesia de Santo António a cerca de 355 metros de altitude. É um local onde é possível contemplar uma vista panorâmica deslumbrante sobre a cidade do Funchal, com as ilhas Desertas em segundo plano.
- Miradouro Pico dos Barcelos -
    Depois de um pôr do sol fantástico seguimos para o restaurante "O Lagar", que fica em Câmara  de Lobos, onde comemos algumas das especialidades desta belha ilha. Escolhemos provar a espetada, acompanhada pelo milho frito e de sobremesa, para terminar em grande, provámos o tiramisu, a tarte de requeijão e a tarte de whisky.
- Restaurante O Lagar -
     E foi assim o nosso primeiro dia na Madeira, um dia em grande onde andámos cerca de 20 km e vimos coisas que nos deixaram maravilhadas, por isso, no final do dia estávamos completamente arrasadas. Depois do jantar, tomámos um belo banho e fui dormir a pensar: "Se o nosso primeiro dia foi assim, esta viagem vai ser a melhor de sempre".

Itinerário 1º dia:

informação retirada dos seguintes sites: visitmadeira.pt; visitfunchal.pt