Antes de viajar para a Madeira | COVID-19

By Uma Inês Indisponível - julho 04, 2021

 

Regra nº 1 | Conhecer o quadro epidemiológico local

    Nestes tempos já estamos mais do que habituados a ter de fazer uma breve pesquisa para averiguar que requisitos cada lugar tem. A Madeira não é exceção, é muito importante percebermos, antes de viajar, como está a situação pandémica e que medidas estão a ser adotadas. A Região Autónoma da Madeira, atualmente, apresenta um quadro epidemiológico controlado. No site da Autoridade Regional de Saúde publicam diariamente o número de casos ativos, tendo neste momento, uma baixa taxa de infeção. Mas isso não é sinal de descontração, temos de ser todos turistas responsáveis, respeitando e cumprindo as medidas que estão a ser implementadas por cada região ou cidade. 

Regra nº 2 (Opção 1) | Teste COVID

    É obrigatório ser portador de teste COVID negativo para circular livremente pela ilha. Atualmente existem duas opções: ou levam teste PCR feito ou fazem no aeroporto e têm de ficar em isolamento até obterem o resultado. A primeira opção acaba por ser o ideal, assim acabam por não perder tempo em isolamento e aproveitam mais horas na ilha. É imperativo que o teste PCR seja feito 72h antes do embarque. Felizmente, a Região Autónoma da Madeira tem parceria com inúmeros laboratórios onde podemos marcar o teste e fazê-lo de forma gratuita, podem consultar a lista com todos os laboratórios espalhados pelo país aqui.

Regra nº 2 (Opção 2) | Vacina - Corredor Verde

    Pessoas portadoras de certificado de vacinação ou comprovativo de recuperado COVID-19 até 180 dias, têm entrada direta na ilha, o que facilita toda a preparação da viagem. Este foi o meu caso, apenas tive de submeter o certificado da vacina e à chegada segui pelo corredor verde do aeroporto. O aeroporto está muito bem organizado, repleto de voluntários que facilitam todo o processo. O corredor verde, quando viajei, estava mais livre do que o outro, por isso, consegui sair do aeroporto de forma mais célere.

Regra nº 3 | Plataforma Madeira Safe

    A Região Autónoma da Madeira criou uma plataforma digital, a Madeira Safe, onde o viajante deve registar a sua viagem e preencher um inquérito epidemiológico, de preferência nas 48h a 12h prévias ao embarque. Também existe a opção de baixar a aplicação, disponível na Google Play ou na Apple Store.  É nessa plataforma que se deve submeter o teste COVID realizado ou o certificado de vacina, para posteriormente ter acesso ao QR Code que temos de apresentar à chegada no aeroporto da Madeira.

Regra nº 4 

    A última regra é talvez a mais importante: aproveitar ao máximo a ilha e toda a sua beleza natural, sempre de forma responsável e cumprindo todas as medidas de proteção e prevenção face à COVID! É possível termos uma vida dita "normal" e fazermos as coisas que ambicionamos, desde que sejamos conscientes e cumpridores. Nunca esquecer que é obrigatório o uso de máscara na rua, a desinfeção das mãos e que devemos privilegiar o distanciamento social. Isto é o mínimo e é possível de se cumprir, eu posso comprovar!

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Obrigada por partilhares todas estas dicas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero ajudar quem estiver à procura destas informações e sente alguma dificuldade em encontrá-las (:

      Eliminar
  2. O meu irmão irá no final deste mês, então é sempre bom saber destas coisas :)

    ResponderEliminar