O Tatuador de Auschwitz | Opinião

By Uma Inês Indisponível - setembro 18, 2018


Quando estive em Berlim, tive a oportunidade de conhecer parte da história desta cidade ao pormenor e de visitar o campo de concentração de Sachsenhausen. Pensando bem, após esta minha viagem muitas das minhas escolhas literárias têm sido influenciadas por esta cidade. Parece que o meu insconciente me obrigada a ler e a procurar saber mais sobre o que se passou no mundo há algum tempo atrás (ainda não acredito que isto aconteceu no séc XX, no século onde eu nasci), nomeadamente relativamente ao holocausto. Decidi, então, deixar-vos a minha opinião (sem spoilers) deste livro, que li em menos de 24 horas.

Sinopse
Esta é a história assombrosa do tatuador de Auschwitz e da mulher que conquistou o seu coração - um dos episódios mais extraordinários e inesquecíveis do Holocausto.
Em 1942, Lale Sokolov chega a Auschwitz-Birkenau. Ali é incumbido da tarefa de tatuar os prisioneiros marcados para sobreviver - gravando uma sequência de números no braço de outras vítimas como ele - com uma tinta indelével. Era assim o processo de criação daquele que veio a tornar-se um dos símbolos mais poderosos do Holocausto.
À espera na fila pela sua vez de ser tatuada, aterrorizada e a tremer, encontra-se Gita. Para Lale, um sedutor, foi amor à primeira vista. Ele está determinado não só a lutar pela sua própria sobrevivência mas também pela desta jovem.
Retirada do site da wook

Título: O Tatuador de Auschwitz
Autora: Heather Morris
Editora: Editorial Presença
Data de publicação: 02-2018
Páginas: 232

Opinião
Para aqueles que pretendem ler este livro com calma, durante umas semanas, deixo um aviso prévio: não vai resultar! Este livro é daqueles livros que nos agarra e não nos permite fazer mais nada. Conta a história de Lale, o tetovierer do campo de concentração de Auschwitz, que após ter de tatutar Gita com o seu número representativo dentro do campo, apaixona-se por ela.
Inicialmente, confesso que, tive algum receio que esta fosse apenas uma história de amor, mas este livro é muito mais do que isso. Relata perfeitamente o dia-a-dia das vítimas aprisionadas dentro do campo de concentração, todas as injustiças e o trabalho forçado diário. Ao ler esta narrativa revoltei-me várias vezes. Nunca irei conseguir aceitar o que aconteceu no mundo nestes terríveis negros anos. Este livro também serve para isso, para nos fazer pensar. Para refletirmos e aprendermos com o passado. Como prevenir que isto volte a acontecer? O que queremos para o futuro? 

Classificação: 4,5/5
todas as fotografias presentes nesta publicação foram tiradas por mim




  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Quero muito ler este livro, acho que é extremamente importante termos presente na nossa memória que o holocausto existiu. Nunca nos poderemos esquecer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia concordar mais, é um livro excelente que faz exatamente isso: não nos deixa esquecer!

      Eliminar
  2. Quero muito ler este livro! Mal posso esperar para o adquirir

    r: Oh, que querida, obrigada *-* também acredito que o caminho é longo, porque, infelizmente, há muitas pessoas de mente fechada, pouco tolerantes e empáticas. E questões como o machismo, o feminismo que não o é, a violência, a desigualdade não são um fogo de vista, são realidades que perturbam

    Sempre fui apologista de, primeiro, conhecermos bem o que é nosso. Claro que há oportunidades que não podemos desperdiçar e acho que as pessoas devem mesmo aproveitar para descobrir outras partes do mundo. O que eu não consigo perceber é como é que algumas não têm qualquer vontade de visitar, por exemplo, museus do seu país porque é um desperdício de tempo, mas depois vão para o estrangeiro e não falham um

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom mesmo! Aconselho :)

      R. Sim isso, infelizmente, ainda acontece muito e é muito triste. Temos tantos museus/ jardins/ monumentos esplêndidos em Portugal...

      Eliminar
  3. P.S. Mal seja possível, nem penso duas vezes :D

    ResponderEliminar
  4. epá, adorooooo este tema!! quero, quero, quero!! vou guardar o nome para ler! :)

    r: yaaay! obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Estou desejosa de ler este livro! Depois de ler esta rubrica, ainda mais!
    Espero comprá-lo no início do próximo mês *figas*

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que gostaste da rubrica, depois diz-me se gostaste!
      Beijinho

      Eliminar